Opinião

Um bom programa de compliance é diferencial gigantesco para startups

Autor

  • Vinícius Domingues

    é advogado especializado em compliance e Direito Digital e sócio fundador do escritório VD Advocacia e Compliance na cidade de Ribeirão Preto (SP).

2 de julho de 2020, 10h35

Todo empreendedor sabe o quanto é difícil conseguir um investimento em sua startup, correto?! São rodadas e mais rodadas de investimentos, muitas vezes sem sucesso. Não bastasse isso, muitas pessoas desacreditam no potencial da empresa. É aqui que o compliance pode ajudar a startup nesse caminho árduo e incerto!!

Pois é, cada vez mais os investidores buscam ideias e negócios que apresentem um plano de compliance já implementado, garantindo a integridade e o compromisso com a ética tanto por parte da startup quanto do empreendedor, diminuindo os riscos do negócio.

Investidores não querem aportar dinheiro em empresas que se mostrem "propensas à corrupção". E apresentar a sua startup com um programa de compliance implementado ou em fase de desenvolvimento é um diferencial enorme em uma rodada de investimentos! Até porque a empresa que nasce com integridade e ética dificilmente se corromperá no futuro.

Outro benefício advindo do programa de compliance é a redução dos prejuízos financeiros e reputacionais. Uma startup tem por característica poucos recursos financeiros que são investidos quase em sua totalidade no desenvolvimento dos produtos e serviços e nos planos de alavancagem. Ou seja, sobra ao final pouco dinheiro para suportar problemas com a Justiça do Trabalho ou a comum, por exemplo. Assim, qualquer problema que demande um valor maior em dinheiro pode significar o fim da startup de forma precoce.

Para tanto, o programa de compliance auxilia a empresa a identificar esses riscos e minimiza-los, por meio do mapeamento dos riscos e dos treinamentos da equipe. A identificação e o tratamento dos eventos que possam impactar a startup pode ser a razão para o seu crescimento consistente e saudável.

Por isso, um programa de compliance bem estruturado, de acordo com a realidade e as necessidades do seu negócio, é um diferencial gigantesco nesse mercado extremamente competitivo de investimentos. Startups devem, sim, correr riscos. Porém, não de forma inconsciente. Crescer de forma íntegra e robusta é o que toda startup que se preze deseja.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!