Democracia em vertigem

OAB divulga nota em defesa da jornalista Vera Magalhães, alvo de bolsonaristas

Autor

28 de fevereiro de 2020, 21h25

O Observatório de Liberdade de Imprensa da OAB divulgou nesta sexta-feira (28/2) uma nota em apoio a jornalista Vera Magalhães. Colunista do jornal O Estado de S.Paulo e âncora do programa Roda Viva, da TV Cultura, Vera tem sido alvo de uma série de ataques e calúnias de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Reprodução/Twitter
Observatório da Liberdade de Imprensa da OAB divulga nota apoiando Vera Magalhães
Reprodução/Twitter

Vera Magalhães foi a jornalista responsável por revelar que o presidente Jair Bolsonaro estava divulgando, a partir de seu telefone celular, vídeos de convocação para manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.

O ato do presidente foi repudiado por boa parte dos líderes do Congresso Nacional e foi duramente criticado pelo ministro do STF Celso de Mello. O decano do Supremo Tribunal Federal afirmou que o presidente pode ter incorrido em crime de responsabilidade:

“Essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato, de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República, traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!! O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis da República!

Entre os abusos cometidos contra Vera estão a criação de uma conta falsa em nome da profissional no WhatsApp e a divulgação massiva de uma série de mensagens fraudadas nas redes sociais. Chegou-se a compartilhar o nome do colégio onde estudam os filhos da jornalista.

A profissional recebeu apoio de entidades como Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Agora a manifestação de apoio veio da OAB. Leia abaixo a nota na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio do seu Observatório de Liberdade de Imprensa, vem prestar irrestrita solidariedade à jornalista Vera Magalhães, vítima de ofensas por parte do presidente da República e de ataques nas redes sociais, inclusive com exposição de dados pessoais e de familiares. As tentativas recorrentes de intimidação de jornalistas constituem-se na verdade em ameaça à própria democracia, que tem na liberdade de imprensa um de seus pilares. 

Observatório de Liberdade de Imprensa
Ordem dos Advogados do Brasil

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!