Consultor Jurídico

Homenagem ao decano

Celso de Mello é escolhido personalidade de 2019 do prêmio "faz diferença"

A poucos meses de se aposentar do Supremo Tribunal Federal, o ministro Celso de Mello foi eleito personalidade de 2019 do prêmio "faz diferença", promovido pelo jornal O Globo em parceria com a Firjan. Em 2019, o decano completou 30 anos de atuação na Suprema Corte brasileira. Ele se aposentará em novembro de 2020 ao completar 75 anos.

Celso de Mello é o decano do STF e vai se aposentar em novembro deste ano

O prêmio homenageia pessoas que se destacaram em 16 categorias. O principal é o de personalidade do ano, concedido a Celso de Mello.

O decano é considerado uma unanimidade entre os ministros. Respeitado e ouvido por todos os colegas. Ao longo dos últimos meses, se tornou porta-voz do Supremo em defesa das liberdades individuais. Alvo de um pedido de impeachment após votar para criminalizar a homofobia, o ministro disse que a corte não se intimida com manifestações nas ruas ou ameaças de parlamentares.

Garantista, Celso de Mello sempre votou contra a prisão após condenação em segunda instância. Na última vez em que o tema foi debatido em plenário, em novembro do ano passado, o ministro afirmou que "os julgamentos do Poder Judiciário não podem se deixar contaminar qualquer que seja o sentido pretendido por juízos paralelos, resultantes de manifestações da opinião pública que objetivem condicionar o pronunciamento de magistrados e tribunais".




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 1 de fevereiro de 2020, 16h26

Comentários de leitores

1 comentário

Aposentadoria esperada

Eduardo Lyra (Bancário)

Certamente, hoje é uma das principais esperanças para os criminosos.
Quem sonha e busca uma sociedade mais justa e íntegra não saberia identificar uma "diferença" positiva na atuação do ministro. Não sentiremos sua falta e tampouco de seu "garantismo".
Só torço para que seu substituto não seja mais uma indicação pautada por ideologia político-partidária.

Comentários encerrados em 09/02/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.