Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede nos próximos dias: 

3/12
8h30 — LGPD: ANPD, regulamentação e impactos legais da nova legislação — A Fiesp promove o evento que irá apontar passo a passo a adequação da lei para startups e pequenas e médias empresas. Será apresentado o curso gratuito sobre a LGPD na modalidade de ensino à distância (EAD), com objetivo de disseminar conhecimento sobre a proteção de dados pessoais e privacidade. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Transferências da União para a segurança pública — O seminário promovido pelo Ministério da Justiça acontece até o dia 3 de dezembro e tem como objetivo capacitar servidores federais, estaduais e municipais que atuam nos setores com proximidade às transferências de recursos federais provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e de emendas parlamentares. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Advocacia e justiça digital — Participam do evento a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz, o advogado Paulo Cezar Pinheiro Carneiro e o conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Clique aqui para acompanhar. 

10h — Preços justos e acessíveis na saúde: Direito concorrencial e acesso a medicamentos — Entre os confirmados estão nomes que são referência no debate global sobre concorrência e saúde, como Frederick Abbott, professor da Direito Internacional na Universidade da Flórida; Duncan Matthews, diretor do Instituto de Pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Queen Mary, no Reino Unido; Judit Rius Sanjuan, advogada e especialista do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) na área políticas de acesso a medicamentos e vacinas; e Yousuf Vawda, professor da Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul. Clique aqui para se inscrever.

10h — Mato Grosso e a pandemia do coronavírus: análises e perspectivas — Promovido pelo escritório Nelson Wilians Advogados, o evento vai debater as expectativas do setor jurídico, do agronegócio e da indústria, além da situação em que se encontra o estado e as oportunidades para a recuperação da crise causada pela Covid-19. Clique aqui para se inscrever.

10h — Como enfrentar a LGBTfobia no Brasil — Durante o debate será apresentada uma pesquisa realizada por alunos da Clínica de Políticas de Diversidade da FGV Direito SP, que estuda, neste semestre, políticas de enfrentamento à LGBTfobia nacionais e internacionais e trabalharam ativamente no levantamento de dados sobre violência LGBTfóbica, tendo contato com agentes públicos e privados, além de representantes da sociedade civil organizada comprometidos com a luta contra a LGBTfobia. Clique aqui para se inscrever. 

14h — Comparative decolonial law O diretor do Instituto Max-Planck para Direito Comparado e Internacional Privado em Hamburgo, Ralph Michales, ministra palestra sobre o tema. Clique aqui para se inscrever. 

16h30 — Novo marco legal do saneamento básico — Carolina Caiado (sócia de Direito Público e assuntos governamentais do Campos Mello Advogados) participa do webinário que também terá a participação de Luisa Castro (mestre em Direto Administrativo, coordenadora do MBA em infraestrutura, concessões e PPPs da PUC Minas), Karla Bertocco (diretora de relações internacionais na agência reguladora de saneamento e energia do estado de São Paulo), Oscar Cordeiro Netto (diretor da área de regulação da Agência Nacional de Águas) e Daniela Sandoval (VP de assuntos corporativos e regulação da BRK Ambiental). Clique aqui para acompanhar. 

19h —  Impactos da Covid-19 no Direito (evento de lançamento da Revista do Advogado nº 148) — Evento promovido pela AASP terá a participação de Viviane Girardi, Cibele Pinheiro Marçal Tucci, Paula Forgioni, José Roberto de Castro e Adriana Pugliese. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Honorários e lavagem de dinheiro —  Pierpaolo Cruz Bottini participará seminário que também contará com o advogado criminalista Rafael Lima. O evento faz parte da "Semana da Advocacia Criminal", realizada pela Comissão de Advocacia Criminal e Política Penitenciária da OAB-ES. Clique aqui para se inscrever. 

4/12
9h30 — Open nanking: desafios e oportunidades — O escritório Rennó Penteado Sampaio Advogados promove o webinar com a participação do coordenador de Modelos de Negócio no Comitê Interno Open Banking no Banco Central, Diogo Silva; da diretora da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Carol Elizabeth Conway, e também do Diretor de Assuntos Jurídicos da Febraban, o advogado Luis Vicente Magni de Chiara. O debate será moderado pelos sócios de Rennó Penteado Sampaio Advogados, José Augusto Martins e Patrícia Thomazelli. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Lançamento do livro “Escrever História do Direito” — O ministro Gilmar Mendes (STF) será um dos debatedores da live promovida pelo IREE e Editora Contracorrente para o lançamento da obra. Além do ministro e do autor  Michael Stolleis, que é professor catedrático aposentado de Direito Público e História do Direito na Johann Wolfgang Goethe-Universitat Frankfurt (Alemanha), participarão do encontro virtual coordenado pelos advogados Walfrido Warde e Rafael Valim os professores Gilberto Bercovici (USP),  Patrícia Valim (UFBA), Ricardo Campos (Goethe Universität Frankfurt am Main) e Gustavo Cabral (UFC). Clique aqui para se inscrever. 

10h — Constitucionalismo global em situações de crise: confronto entre Itália e Brasil — A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) promove aula magna com o professor emérito de Filosofia do Direito da Universidade de Roma, Luigi Ferrajoli. Clique aqui para acompanhar.

10h — Crises da democracia: os princípios de Siracusa — O encontro contará com a participação de renomados juristas, como os professores Carlos Ayala (que falará sobre "Estado de Direito e princípios gerais"), Maria Hermínia Tavares de Almeida (que falará sobre democracia), Mariângela Gama de Magalhães Gomes (que abordará o tema "Estado de Direito no Brasil") e Robert Goldman (que tratará das "Situações de Emergência e princípios de Siracusa"). A abertura do debate será feita por Belisário dos Santos Júnior. Clique aqui para acompanhar. 

17h — 20 anos da lei de lavagem de dinheiro — O tema será debatido por vários criminalistas, entre os quais os juristas Juarez Tavares e Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, membro da Comissão de Juristas para a reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro. Clique aqui para acompanhar. 

8/12 — Cidades inteligentes e soluções integradas para infraestrutura urbana — A Comissão de Infraestrutura da OAB-SP, em parceria com a Comissão de Direito Administrativo da OAB-RJ, promove evento que terá a participação de Elias de Souza, sócio da Deloitte, e Rita Giraldi, professora da EACH-USP. A mediação será realizada por Marcos Perez e Maís Moreno, sócios da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade Advogados. Clique aqui para se inscrever. 

9/12
19h — TV ConJur: Temas atuais de Direito dos seguros — Seminário online marca o lançamento de obra coletiva sobre Direito Securitário concebido para celebrar os 20 anos do escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados. O evento irá abordar os temas do segundo tomo da obra, será mediado por Thiago Junqueira e tem a participação de Judith Martins-Costa, Abel Veiga Copo, Maria Elisabete Ramos, Priscila Fichtner, Marcia Cicarelli e Walter A. Polido. Clique aqui para acompanhar.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 3 de dezembro de 2020, 8h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 11/12/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.