Conhecimento de causa

Diretor de compliance da JBS lança livro sobre recuperação de empresas

Autor

4 de novembro de 2019, 16h47

Livro busca contribuir na tomada de decisão dos agentes envolvidos reorganizações empresariais
Reprodução

Diretor de compliance da JBS, o advogado José Marcelo Martins Proença vai lançar, em parceria com o colega Eduardo da Silva Mattos, o livro "Recuperação de Empresas — (In)utilidade de Métricas Financeiras e Estratégias Jurídicas". A obra chega ao mercado no dia 21 de novembro pela Editora Lumens Juris. 

O livro busca, por meio de uma abordagem empírica e interdisciplinar, avaliar fatores macro e microeconômicos que impactam a sobrevivência de empresas no Brasil e como essas práticas se coadunam — ou não — com os objetivos e princípios sobre os quais o Direito Falimentar nacional atual foi fundado.

"A Lei de Recuperação e Falências passa por momento de transição. Se, por um lado, a Lei representou grande avanço em relação ao sistema falimentar anterior, com efeitos positivos sobre o Judiciário e o mercado de crédito, por outro, há novos desafios que precisam ser enfrentados na área da insolvência — questão que gera novo ímpeto reformista", afirmam os autores.

O livro busca contribuir para a tomada de decisão dos agentes envolvidos em reorganizações empresariais, para a discussão jurídica e econômica da efetividade do diploma falimentar nacional e, eventualmente, para informar alterações legislativas que vierem a ser debatidas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!