Mudanças na corte

CCJ do Senado aprova indicação de Evandro Valadão Lopes para o TST

Autor

13 de junho de 2019, 18h35

Pedro França/Agência Senado
Evandro Pereira Valadão Lopes é juiz desde 1989 e desembargador do TRT-1 desde 2003. Pedro França/Agência Senado 

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (12/6), por unanimidade, o nome do desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), para o Tribunal Superior do Trabalho. A indicação será submetida com urgência ao Plenário.

O desembargador, integrante da lista tríplice elaborada pelo TST em abril, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para preencher a vaga da ministra Maria de Assis Calsing, que aposentou.

Sabatina
Ao ser sabatinado pelos senadores da CCJ, nesta manhã, o desembargador respondeu a questionamentos sobre temas variados, como o impacto da reforma trabalhista na Justiça do Trabalho e a inclusão do Brasil na lista da Organização Internacional do Trabalho de países investigados por suspeitas de violar as convenções internacionais do trabalho.

Sobre a reforma, ele disse que ainda é cedo para avaliar os impactos, especialmente em momento de crise econômica.

A respeito do trabalho escravo, o desembargador considera que é prematuro incluir o Brasil na lista da OIT. "O Brasil avançou muito no combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo. Existem leis a respeito desses assuntos, inclusive com tipificação criminal. Talvez o Brasil não mereça estar nesta lista de violadores”, respondeu.

Perfil
Natural do Rio de Janeiro, Evandro Pereira Valadão Lopes ingressou na magistratura do trabalho em 1989. Atuou em Varas do Trabalho na capital, em Nova Iguaçu, Macaé e Nilópolis. Em 2003, foi promovido a desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!