Em primeiro turno

Geraldo Pinheiro Franco é eleito novo presidente do TJ-SP

Autor

4 de dezembro de 2019, 12h42

Atual corregedor-geral da Justiça, o desembargador Geraldo Pinheiro Franco foi eleito em primeiro turno novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foram 218 votos, contra 131 de Artur Marques, atual vice-presidente do tribunal, e quatro de Carlos Abrão.

Jorge Rosenberg
Pinheiro Franco vai comandar o maior tribunal do país pelo biênio 2020-2021. Ele se disse surpreso de ter vencido em primeiro turno e agradeceu o apoio e a confiança dos colegas de Corte. 

“Eu nada alcançarei sem o apoio de cada magistrado e servidor dessa Corte. Tenho amor pela Corte. Meu compromisso absoluto é com o Judiciário. Recebo essa eleição à presidência com muita humildade e prometo trabalhar muito por essa Corte”, disse Pinheiro Franco em seu primeiro discurso após a eleição. 

Ele também agradeceu seus concorrentes, a quem classificou de “grandes juízes”. “Prometo honrar cada membro dessa Corte. Hoje é um dia muito especial para mim”, completou.

Perfil
Geraldo Pinheiro Franco nasceu em São Paulo e se formou bacharel em Direito pela USP na turma de 1979. Ingressou na magistratura em 1981, e desde 2001, atua no TJ-SP. Foi presidente da Seção de Direito Criminal no biênio 2014-2015. De perfil mais reservado, vem de uma família de magistrados: um tio, o pai e um irmão também foram juízes do tribunal.

Como corregedor, fez mais de 700 visitas às serventias judiciais e extrajudiciais ao longo de 2018, inclusive remotamente, o que, segundo ele, gerou resultados positivos. Como destaque de sua gestão, apontou a implantação do depoimento especial de menores e os mandados eletrônicos.

Veja fotos da eleição:

ConJur

ConJur

ConJur

ConJur

ConJur

 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!