Solução pacífica

TRT gaúcho inicia conciliação por videoconferência com ferramenta Hangout

Autor

9 de março de 2018, 19h32

Distância não é empecilho para se chegar a um acordo no segundo grau da Justiça do Trabalho da 4ª Região (RS). Desde terça-feira (6/3), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região passou a fazr audiências por meio de videoconferência. A ferramenta utilizada foi a Hangout, da Google.

No primeiro dia da iniciativa, a tecnologia conectou Caxias do Sul a Porto Alegre. Do município serrano, a 128km da Capital, participou, do seu escritório, a advogada Rosilene Bonatto, representando o reclamante.

No Cejusc-JT do segundo grau, situado no terceiro andar da sede do TRT-RS, em Porto Alegre, estavam reunidos o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT), desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, a preposta e o advogado da parte reclamada, a rede Walmart. A audiência terminou com um acordo de R$ 22 mil entre a empresa e um ex-empregado, valores relacionados principalmente a verbas rescisórias. 

Na mesma data foi firmado acordo no valor de R$ 540 mil entre uma transportadora e familiares de um motorista que morreu em acidente de trânsito durante o trabalho. “Tenho um bebê pequeno, e seria impossível me deslocar hoje a Porto Alegre. A videoconferência é uma ótima alternativa para a advogada que é mãe”, afirmou Ana Carolina Malagó Fernandez Cabrera, advogada de dois filhos do trabalhador, que participou da audiência em Osório (a 100 km de distância), ao lado da representante legal dos menores.

A audiência foi conduzida pelo desembargador Martins Costa e contou, ainda, com a presença da representante do Ministério Público do Trabalho: a procuradora regional Beatriz Junqueira Fialho, pelo fato de a ação envolver menores de idade.

Coordenador do Nupemec-JT do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), ao qual estão vinculados os Cejuscs, o desembargador Ricardo Martins Costa afirmou que a videoconferência não se restringirá ao segundo grau. O objetivo do Nupemec é implantar a ferramenta no Cejusc de primeira instância de Porto Alegre, bem como nos centros de conciliação que serão instalados nos foros de Caxias do Sul, Passo Fundo, Gravataí e Santa Maria.

Para solicitar uma audiência no Cejusc-JT do segundo grau, seja presencial ou por videoconferência, as partes devem contatar diretamente a unidade. O telefone é (51) 3255-2354 e o e-mail, [email protected]. O Centro fica na sala 308 do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1.100, bairro Praia de Belas, Porto Alegre). Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-RS.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!