Opinião

Câmara dos Deputados aprova Inova Simples para startups

Autores

15 de dezembro de 2018, 5h52

Startups são um nicho em plena expansão no Brasil. Somente no ramo jurídico, são pelo menos 200 lawtechs e legaltechs até o momento. São empresas que usam novas tecnologias para a entrega de serviços jurídicos, aumento de eficiência e melhora na prestação de tais serviços. Entretanto, o nicho carece de regulação. Necessária a atualização do ordenamento jurídico para contemplar o ramo de modo a haja o seu fomento.

Conforme este raciocínio, na última terça-feira (13/12), aprovou-se na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar 420/2014, de autoria do deputado Pedro Eugênio. O relatório recém aprovado, do deputado Otavio Leite, contempla um novo regime diferenciado, o Inova Simples.

A matéria vai ao Senado Federal, onde pode, ou não, sofrer alterações. Dessa forma, atentaremos ao PL 420/14 aprovado na Câmara Federal. Este projeto altera a Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Destaca-se a alteração pretendida pelo PL 420/14 na Lei 123/06, em seu Capítulo X – Do Estímulo à Inovação. Mais especificamente na Seção II, que passaria a ser denominada “Do Apoio à Inovação e do Inova Simples da Empresa Simples de Inovação”

Busca-se inserir nesta sessão o art. 65-A, que possuiria nada menos que 13 parágrafos. Reproduz-se a redação do caput desse artigo aprovado na Câmara Federal:

Art. 65-A. Fica criado o Inova Simples, regime especial simplificado que concede às iniciativas empresariais de caráter incremental e/ou disruptivo, que se autodeclarem como startups ou empresa de inovação, tratamento diferenciado com vistas a estimular sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda.

Assim sendo, será considerada startup a empresa de caráter inovador que visa a aperfeiçoar sistemas, métodos, modelos de negócio, de produção, de serviços ou de produtos. Estes, quando já existentes, configuram startups de natureza incremental e quando relacionados à criação de algo inovador, serão configuradas startups de natureza disruptiva.

Em outras palavras, natureza disruptiva ou inovação disruptiva é algo inovador, que traga inovação a um setor, produto ou serviço, que provoque a ruptura nos padrões já existentes no mercado. Não necessariamente a inovação signifique algo novo e sim um projeto inovador, que traga inovações ao setor, em um ramo já existente. Vejamos o exemplo da Apple, quando desenvolveu o iPhone, o celular já existia. Porém, apenas se inovou o setor de telefonia. Diferentemente do que ocorreu com o Ipad, que foi algo novo, iniciando a era dos famosos tablets.

O empreendedor do ramo e sua iniciativa se caracterizam por desenvolver novos modelos de negócios em condições de incerteza. Sendo necessários experimentos e validações constantes, com comercialização experimental provisória, com posterior obtenção de receita através de comercialização plena.

O tratamento diferenciado a estes empreendedores consistirá em rito sumário para abertura e fechamento da empresa Inova Simples. Algo que se dará de forma simplificada e automática, no mesmo ambiente digital do portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim)

Titulares da empresa Inova Simples preencherão as informações cadastrais básicas, com as seguintes informações: (a) qualificação civil, domicílio e CPF; (b) descrição do escopo da intenção empresarial inovadora e definição da razão social, que deverá conter obrigatoriamente a expressão “INOVA SIMPLES (I.S.)”; (c) auto declaração, sob as penas da lei, de que o funcionamento da empresa Inova Simples não produzirá poluição, barulho e aglomeração de tráfego de veículo; (d) definição do local da sede, que poderá ser comercial, residencial ou de uso misto, inclusive com possibilidade de instalar-se onde funcionam parques tecnológicos, instituições de ensino, empresas juniores, incubadoras, aceleradoras e espaços compartilhados de trabalho na forma de coworking; (e) informação, em caráter facultativo e em campo próprio, sobre a existência de apoio ou validação de instituto técnico, científico ou acadêmico, institucional ou privado, bem como de incubadoras, aceleradoras e instituições de ensino, nos parques tecnológicos e afins.

Havendo o devido fornecimento de informações, será gerado automaticamente número de CNPJ específico. Isto, em nome da denominação da empresa Inova Simples, em código próprio.

Determina-se que a empresa Inova Simples deverá abrir, imediatamente, conta bancária de pessoa jurídica, para fins de captação e integralização de capital. Podendo ser provenientes de aporte próprio de seus titulares, de investidor-anjo ou de investidor domiciliado no exterior.

No que tange à propriedade intelectual, haverá comunicação automática ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do conteúdo inventivo do escopo da inciativa empresarial. Sem prejuízo de o titular providenciar os registros de propriedade intelectual e industrial diretamente, de modo próprio, no INPI. O instituto deverá criar mecanismo que encadeie desde a recepção dos dados ao processamento sumário das solicitações de marcas e patentes de empresas Inova Simples.

O PL 420/14 dispõe que será permitida a comercialização experimental do serviço ou produto até o limite fixado para o MEI. E que na eventualidade de não lograr êxito no desenvolvimento do escopo pretendido, a baixa do CNPJ será automática. Ficando responsáveis os titulares, nas pessoas físicas, por dívidas ou passivos de qualquer natureza a que tenham anuído solidariamente nos casos de fraude, dolo ou confusão patrimonial.

Sem dúvidas é um grande avanço para o mundo dos empreendedores e das Startups, aumentando as formas de inovar no Brasil.

Sabemos que o processo legislativo seguirá seu rumo constitucional, podendo existir modificações no projeto de lei em comento.

Contudo, possível é promissora a alteração legal na forma do Projeto de Lei 420/14. É a inovação legal permitindo inovação tecnológica. Estamos finalmente avançando no setor tecnológico, um primeiro passo para o futuro.

 

Afonso Códolo Belice. Professor universitário. Assessor jurídico na Câmara dos Deputados. Sócio de BBPY Advogados Associados.

Flavio Kiyoshi Yamauchi. Advogado. Membro da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L). Sócio de BBPY Advogados Associados

 

 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!