Novas diretrizes

Jornada de Direito Processual Civil do CJF aprova 107 enunciados

Autor

28 de agosto de 2017, 16h45

Juristas e operadores do Direito de todo o país aprovaram 107 enunciados durante a I Jornada de Direito Processual Civil, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília. A íntegra dos textos será divulgada na sexta-feira (1º/9).

Promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do CJF, a jornada, que terminou na sexta-feira (25/8), contou com o apoio do Superior Tribunal de Justiça, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e da Associação dos Juízes Federais do Brasil.

Segundo o coordenador-geral do evento, ministro Mauro Campbell Marques, os enunciados serão úteis para orientar a interpretação de vários dispositivos do novo Código de Processo Civil. “O evento custou pouco para os cofres públicos, mas terá um efeito incomensurável na prestação jurisdicional em nosso país”, disse o ministro no encerramento da jornada.

Ao todo, foram apresentadas 624 propostas de enunciados. Após triagem, 190 delas foram selecionadas para serem apreciadas no primeiro dia da jornada pelos cinco grupos de discussão. Cada grupo trabalhou na redação final dos enunciados levados à apreciação da reunião plenária. As propostas que não obtiveram consenso foram excluídas. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ. 

Clique aqui para ler os enunciados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!