Nova direção

Rodrigo Trindade de Souza vai comandar associação de juízes do Trabalho do RS

Autor

4 de junho de 2016, 14h12

O juiz do Trabalho Rodrigo Trindade de Souza foi eleito nesta sexta-feira (3/6) presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) – com representatividade em todo o Rio Grande do Sul. A chapa única ''Unidade, Democracia e Independência (UDI)'', liderada pelo magistrado, recebeu 228 votos de um total de 236 (cinco votos foram em branco e três, nulos). Ele substitui o juiz Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior. Com isso, o juiz é o segundo presidente mais votado nos 50 anos de história da entidade, que tem sede em Porto Alegre. 

O magistrado, que é vice-presidente da Amatra na atual gestão, tem 39 anos, ingressou na magistratura em 2002 e é juiz substituto na 28ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

Entre as metas de atuação do eleito estão a defesa do Direito do Trabalho e dos patamares civilizatórios. ‘‘Nosso compromisso é de preservação dos ditames constitucionais, mantendo instrumentos próprios, evitando flexibilizações irresponsáveis e rechaçando a precarização incivilizada’’, destaca. Conforme o futuro dirigente, sua gestão também buscará ampliar o papel da Amatra IV na comunicação voltada à sociedade civil, a partir do esclarecimento contínuo de temas ligados ao mundo do trabalho. ‘‘Nossa proposta é de atuação constante e propositiva na imprensa e comunidade’’, afirma.

Acompanham o magistrado na direção executiva da entidade os juízes Carolina Hostyn Gralha Beck (vice-presidente), Tiago Mallmann Sulzbach (secretário-geral), Márcio Lima do Amaral (diretor financeiro) e Julieta Pinheiro Neta (diretora administrativa). A cerimônia de posse da  gestão 2016/2018 acontecerá no dia 17 de junho.

Perfil
Rodrigo Trindade de Souza é natural de Porto Alegre. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil) e pós-graduado en Derecho Laboral pela Universidad de la República (Udelar /Uruguay).

O juiz também é professor de Direito do Trabalho na Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do RS (Femargs) e em cursos de pós-graduação. Com forte atuação acadêmica, é fundador, titular da cadeira número 5 e atual vice-presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho (ASRDT). É ainda autor de diversos artigos, capítulos e livros a respeito de temas do Direito do Trabalho, Processual do Trabalho e Hermenêutica, incluindo a coordenação da ‘‘CLT Comentada pelos Juízes do Trabalho da IV Região’’.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!