Staples integra departamentos jurídicos de filiais e aumenta eficiência
11 de fevereiro de 2016, 6h35
Com integração de suas filiais ao redor do mundo, padronização de documentos e treinamento de advogados sobre os assuntos comerciais da companhia, a vendedora de materiais de escritório norte-americana Staples reformou seus departamentos jurídicos, e, em troca, viu a eficiência deles aumentar.
Após os altos executivos perceberem que a empresa não possuía uma cultura jurídica padronizada, eles alçaram o veterano da casa Mark Weiss à liderança do setor e o incumbiram de mudar a situação. O advogado então visitou diversas filiais da Staples e concebeu o Project One para fortalecer os laços entre elas.
Para isso, foi estabelecida uma base global jurídica, que coordena as atividades internacionais da área e compartilha as melhores experiências locais. Uma das medidas para facilitar essa tarefa foi a criação de um portal pelo qual os profissionais dos departamentos jurídicos podem encontrar todos os escritórios que atendem a companhia no mundo.
Outra prática foi padronizar os contratos da Staples, de forma a permitir que os advogados internos se concentrem em negociações estratégicas, especialmente nas de operações de fusão e aquisição, e no estudo de soluções legais complexas.
Os profissionais dos departamentos jurídicos também passaram a receber aulas sobre os objetivos empresariais da Staples e como ajudá-la a atingi-los em menor tempo e com custos inferiores. Além disso, um representante jurídico foi integrado a cada equipe de negócios.
E o esforço dos advogados foi reconhecido: o jornal britânico Financial Times elegeu a equipe jurídica da Staples na América do Norte uma dos 10 mais inovadoras do setor.
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