Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nas ruas

Manifestações contra Dilma têm até pedido "fora Supremo"

Os protestos que se espalharam pelo país neste domingo (15/3) contra a presidente Dilma Rousseff (PT) também estenderam críticas aos Poderes Legislativo e Judiciário. Além de bandeiras, cartazes e gritos a favor de impeachment, manifestantes do Rio de Janeiro estenderam faixa com os dizeres “Fora Supremo, fora Dilma. Queremos só Ministério Público e Polícia Federal”, na orla da praia de Copacabana.

Em Bauru, no interior paulista, houve cobrança para mudanças na forma de escolha de ministros do Supremo: “STF indicado pelos magistrados”. Em Belo Horizonte, uma das faixas solicitou uma Justiça “menos cega e surda”.

Cerca de 1 milhão de pessoas foram à Avenida Paulista, na capital de São Paulo, segundo estimativa da Polícia Militar. A manifestação chegou a ter 45 mil manifestantes em Brasília, conforme a PM do Distrito Federal. No Rio de Janeiro, participaram pelo menos 25 mil pessoas, segundo a polícia local.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a presidente Dilma se encontrou neste domingo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os protestos preocupam o Planalto, mas gerou alívio a falta de registros de violência. Como resposta, o governo federal planeja nos próximos dias enviar ao Congresso um pacote anticorrupção, ainda segundo o jornal.

As propostas já foram anunciadas por Dilma e incluem a criminalização do caixa dois, o confisco de bens adquiridos por agentes públicos de forma ilícita e a aceleração do julgamento de processos envolvendo desvios de recursos públicos. Com informações da Agência Brasil.

Revista Consultor Jurídico, 15 de março de 2015, 16h12

Comentários de leitores

23 comentários

Stf está inconstitucional

wgealh (Advogado Autônomo - Ambiental)

Se é verdade que a Constituição de 1988 determina a NÃO INGERENCIA DE UM PODER SOBRE OUTRO, PORQUE O EXECUTIVO TEM QUE NOMEAR (pelegagem) OS MINISTROS DO STF...
Como dizer que o STF é independente se TODOS (menos um) OS MINISTROS FORAM INDICADOS PELO pt...
Como aceitar uma decisão do STF se o ministro (ex-defensor do PT) recem transferido de turma, vai se encontrar com a dona do PT...
CONVENHAMOS, OU O JUDICIÁRIO SE LIBERTA OU CONTINUARÁ "PELEGANDO"

Dúvida

Felipe Lira de Souza Pessoa (Serventuário)

Todo poder emana do povo e em nome dele será exercido. É isso mesmo ou não?

Debate bom é debate de ideias (II)

Miguel Teixeira Filho (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

E complemento:

Por sua dimensão e claros (ou nem tanto assim) propósitos a "institucionalização" da corrupção levada a efeito pelo partido governista desde 2003 tomou dimensões de fraude ao Estado de Direito.

Daí a proposição que formulo. Tratamento desigual aos desiguais, na medida de suas desigualdades.

Abraços

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 23/03/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.