Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Pesquisa pronta

STJ divulga julgados sobre irredutibilidade de vencimentos

Direito adquirido dos servidores públicos à irredutibilidade de vencimentos e tributação de atividades ilícitas são os temas da “Pesquisa Pronta”, disponibilizados nesta segunda-feira (22/6) pelo Superior Tribunal de Justiça.

Na área do direito administrativo, o tribunal tem considerado que os servidores públicos não têm direito adquirido a regime jurídico, porém, apesar disso, deve ser observada a irredutibilidade de vencimentos.

Já na pesquisa sobre responsabilidade tributária há precedentes do tribunal a respeito do princípio do non olet –que tem como objetivo permitir a tributação das atividades ilícitas.

Aplicando esse princípio, o STJ já decidiu que a validade jurídica dos atos praticados pelos contribuintes é irrelevante para a definição do fato gerador do tributo, sendo possível a tributação do produto patrimonial decorrente de atividades ilícitas.

Pesquisa Pronta oferece consultas a pesquisas prontamente disponíveis sobre temas jurídicos relevantes, bem como a acórdãos com julgamento de casos notórios.Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Revista Consultor Jurídico, 22 de junho de 2015, 16h27

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/06/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.