Consultor Jurídico

Direito na Europa

Por Aline Pinheiro

Blogs

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ferramenta de busca

Comissão Europeia acusa Google de concorrência desleal e pede explicações

O Google vai ter de se explicar para a Comissão Europeia se quiser escapar de uma multa bilionária. Os europeus estão acusando a gigante de tecnologia de privilegiar empresas parceiras nos resultados das buscas e ameaçam aplicar uma punição de até 10% o faturamento da empresa. O Google foi notificado nesta quarta-feira (15/4) e tem agora dez semanas paras se explicar.

A Comissão Europeia aponta problema no Google Shopping, que lista produtos à venda como resultado de uma busca. O link para a lista aparece no cabeçalho de qualquer busca. Segundo o grupo europeu, esse destaque para uma lista que só expõe empresas parceiras do Google prejudica a venda de outras empresas que não aceitaram se associar à gigante e, por isso, não são listadas pelo Google Shopping.

A companhia de tecnologia vem sendo investigada pela Comissão Europeia há alguns anos. Agora, foi aberta uma nova investigação para apurar especificamente o sistema Android, usado nos smartphones. Os europeus querem saber se há alguma violação às regras antitruste. Em nota publicada em blog, o Google negou desrespeitar as leis europeias.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 15 de abril de 2015, 21h11

Comentários de leitores

1 comentário

O Estado só faz sacanear a iniciativa privada.

Tiago RSF (Serventuário)

Ninguém é obrigado a usar os produtos da Google.

A maioria das pessoas usam os produtos da Google (que começou com o buscador) de forma gratuita. O Google Maps é uma ferramenta extraordinária.

Enfim, se a Google privilegia seus parceiros comerciais, isso é com eles. Quem está insatisfeito que crie seu próprio buscador ou use os outros, como o bing da Microsoft, ou o Yahoo search.

Comentários encerrados em 23/04/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.