Notas Curtas

Indícios apontam para falha humana em queda de avião de Eduardo Campos

Autor

3 de setembro de 2014, 19h25

Reprodução
O prazo para apresentação do relatório policial da queda do jato que matou Eduardo Campos e seis assessores termina no próximo dia 13 de setembro. Mas é provável que haja prorrogação por conta das perícias necessárias. Os indícios preliminares, contudo, apontam mesmo para falha humana. Do que já se sabe, o piloto ignorou pelo menos dois protocolos básicos: não fez a volta circular exigida para a primeira tentativa de aterrissagem e não subiu o necessário depois de arremeter.

Investigador tarimbado
O delegado encarregado da investigação, Rubens José Maleiner, tem experiência no ramo. Ele é piloto, investigou o acidente do Boeing da Gol que colidiu com o jato Legacy e foi coordenador da aviação operacional da Polícia Federal.

Mais cedo
As seções do Superior Tribunal de Justiça anteciparam o início das sessões de julgamento previstas para o próximo dia 10 de setembro, em razão da solenidade de posse dos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia como presidente e vice do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, que será às 15h. A 1ª Seção se reúne a partir das 9h; a 2ª e a 3ª seções começam os trabalhos às 10h.

De mudança
Com a saída do CNJ do prédio do Supremo, a Corregedoria Nacional de Justiça passa a funcionar no prédio do STJ.

Nova direção
Tomam posse nesta quinta-feira (4/9), a nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas), a sede da seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil, às 20h. A entidade será dirigida nos próximos dois anos por Gustavo Chaves Carreira Machado. De acordo como o Anuário da Advocacia Pública, a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais conta com 458 procuradores. Só em 2013, recuperou mais de R$ 100 milhões em dívidas.

Com os senadores
As entidades representativas da advocacia, da magistratura e do Ministério Público em São Paulo vão ouvir nesta quinta-feira (4/9) as ideias dos candidatos ao senado pelo estado em questões que envolvem a Justiça. O encontro acontece na nova sede da OAB-SP (Rua Maria Paula, 35, Centro). Vão participar os candidatos Eduardo Suplicy (PT, às 9h); Gilberto Kassab (PSD, 10h); Juraci Baena  (PCO, 11h); José Serra (PSDB, 12h); Ricardo Simon Fláquer (PRTB, 14h); Kaká Wera (PV, 15h); Ana Luiza Gomes (PSTU, 17h) e Luiz Fernando Lucas (PRP, 18h). Os candidatos ao governo já participaram (clique aqui e aqui para ler como foram os eventos)

Olho no voto
A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas lançou um site para acompanhar as eleições. A plataforma traz artigos, entrevistas e informações relativas às questões jurídicas que acompanham o processo eleitoral. Clique aqui para acessar o site.

Nova composição
O comitê gestor de precatórios do Tribunal de Justiça de São Paulo tem novos membros. Entram para o grupo a juíza federal Regilena Emy Fukui Bolognesi (representante do TRF-3), o advogado João Paulo Guimarães da Silveira (OAB-SP) e o juiz auxiliar da presidência do TRT-15 Jorge Luiz Costa. Os nomes também vão compor o comitê estadual de precatórios da corte, que contará ainda com o procurador do trabalho Erich Vinicius Schramm.

*Texto atualização às 8h44 do dia 4/9 para correção de informação.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!