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Notas Curtas

Indícios apontam para falha humana em queda de avião de Eduardo Campos

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O prazo para apresentação do relatório policial da queda do jato que matou Eduardo Campos e seis assessores termina no próximo dia 13 de setembro. Mas é provável que haja prorrogação por conta das perícias necessárias. Os indícios preliminares, contudo, apontam mesmo para falha humana. Do que já se sabe, o piloto ignorou pelo menos dois protocolos básicos: não fez a volta circular exigida para a primeira tentativa de aterrissagem e não subiu o necessário depois de arremeter.

Investigador tarimbado
O delegado encarregado da investigação, Rubens José Maleiner, tem experiência no ramo. Ele é piloto, investigou o acidente do Boeing da Gol que colidiu com o jato Legacy e foi coordenador da aviação operacional da Polícia Federal.

Mais cedo
As seções do Superior Tribunal de Justiça anteciparam o início das sessões de julgamento previstas para o próximo dia 10 de setembro, em razão da solenidade de posse dos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia como presidente e vice do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, que será às 15h. A 1ª Seção se reúne a partir das 9h; a 2ª e a 3ª seções começam os trabalhos às 10h.

De mudança
Com a saída do CNJ do prédio do Supremo, a Corregedoria Nacional de Justiça passa a funcionar no prédio do STJ.

Nova direção
Tomam posse nesta quinta-feira (4/9), a nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas), a sede da seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil, às 20h. A entidade será dirigida nos próximos dois anos por Gustavo Chaves Carreira Machado. De acordo como o Anuário da Advocacia Pública, a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais conta com 458 procuradores. Só em 2013, recuperou mais de R$ 100 milhões em dívidas.

Com os senadores
As entidades representativas da advocacia, da magistratura e do Ministério Público em São Paulo vão ouvir nesta quinta-feira (4/9) as ideias dos candidatos ao senado pelo estado em questões que envolvem a Justiça. O encontro acontece na nova sede da OAB-SP (Rua Maria Paula, 35, Centro). Vão participar os candidatos Eduardo Suplicy (PT, às 9h); Gilberto Kassab (PSD, 10h); Juraci Baena  (PCO, 11h); José Serra (PSDB, 12h); Ricardo Simon Fláquer (PRTB, 14h); Kaká Wera (PV, 15h); Ana Luiza Gomes (PSTU, 17h) e Luiz Fernando Lucas (PRP, 18h). Os candidatos ao governo já participaram (clique aqui e aqui para ler como foram os eventos)

Olho no voto
A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas lançou um site para acompanhar as eleições. A plataforma traz artigos, entrevistas e informações relativas às questões jurídicas que acompanham o processo eleitoral. Clique aqui para acessar o site.

Nova composição
O comitê gestor de precatórios do Tribunal de Justiça de São Paulo tem novos membros. Entram para o grupo a juíza federal Regilena Emy Fukui Bolognesi (representante do TRF-3), o advogado João Paulo Guimarães da Silveira (OAB-SP) e o juiz auxiliar da presidência do TRT-15 Jorge Luiz Costa. Os nomes também vão compor o comitê estadual de precatórios da corte, que contará ainda com o procurador do trabalho Erich Vinicius Schramm.

*Texto atualização às 8h44 do dia 4/9 para correção de informação.

 é editor da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 3 de setembro de 2014, 19h25

Comentários de leitores

3 comentários

Por partes...

J.Koffler - Cientista Jurídico-Social (Professor)

Primeiramente, concordo 'in totum' com o arrazoado de Bonasser (Advogado Autônomo), por ser irretocável e fundamentado na realidade.
Em seguida, permito-me aduzir ao fato de o comandante da aeronave sinistrada (bem como assim também seu co-piloto) eram profissionais experientes, contabilizando um número substantivo de horas voadas, o que, de pronto, afastaria a possibilidade de erro humano.
Sucede que há pilotos e pilotos (eu sou um deles) e quem recebe o comando de uma aeronave sabe que nada e nem ninguém poderá interferir em suas decisões, estritamente ajustadas à carta de voo e aos princípios mais comezinhos da segurança aérea. Descarta-se, assim, a segunda possibilidade que alega ter havido pressão sobre o comandante a fim de cumprir horário-agenda do candidato envolvido.
O que sobra? Sabotagem, pura e simples. O que, como bem lembrou o comentarista Bonasser, seria uma ação "à altura" do comportamento criminoso desses partidecos comunistoides. Nada aponta para outro caminho mais palatável.
Comandante nenhum que se preze irá proceder sob pressão, arriscando sua vida, a dos seus passageiros e tripulantes e a própria aeronave - um primor de modelo diga-se de passo.
No procedimento de aproximação para aterrizagem, em não havendo possibilidade de voo por instrumento (ILS/IFR) e em não existindo visualização (mesmo que parcial) do aeródromo, cabe ao comandante, alcançados os 300 pés e em persistindo a "cegueira", arremeter, mas nunca intentar descer ainda mais, a fim de localizar a pista. Isto é básico, primário, até para qualquer "manicaca".
A meu ver, a coisa foi "encomendada" e o tiro, aparentemente, saiu pela culatra. Só o resultado das eleições é que dirá se estou certo ou não.

Avião é um perigo

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

Tenho para comigo que em todos os desastres com aviões, três são as únicas causas a motivá-los: 1) É MAIS PESADO QUE O AR; 2) TEM MOTOR A EXPLOSÃO e 3) FOI INVENTADO POR BRASILEIRO.

E possivel choque com drone da fab

Bonasser (Advogado Autônomo)

Desde as primeiras notas acerca do acidente diziam que o avião havia se chocado com algo na pista etc. e tal.
Depois disseram que o avião vinha caindo como uma bola de fogo etc. e tal.
Por ultimo os peritos ou foram os do MP disseram que havia no local dos destroços rodas e pneus de algo que poderiam ser de drones operados pela FAB naquela área...o que pode ser muito provável...é investigar a fundo.
No mais é não deixar de lado a teoria da conspiração, haja vista que muitos desses partidecos inclusive o PT fazem parte do tal Foro de São Paulo, que é o fomentador de ditaduras comunistas neste lado das Américas...por muito pouco se mata neste mundo...é bom não estancar as investigações por bobagens, tudo deve ser observado, o jovem politico morto no acidente estava a incomodar muita gente de todos os matizes ideológicos...
Abraços.

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