Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Obra de referência

Profissionais reconhecem importância do Anuário da Justiça

O lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2014 contou com a presença dos principais nomes do Judiciário paulista nesta quarta-feira (19/3) na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo. Mais de 300 pessoas lotaram o Salão dos Passos Perdidos para o evento, que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, de toda a direção do TJ-SP, de diversos desembargadores e de grandes nomes da advocacia e do Ministério Público. Entre os presentes, é unânime a opinião de que o Anuário é uma obra fundamental para traçar um perfil preciso do Judiciário paulista e daquele que é considerado o maior tribunal do mundo.

Veja as opiniões de advogados e desembargadores sobre o Anuário da Justiça São Paulo 2014:

Francisco Rezek, ministro aposentado do STF e advogado: “O Anuário tem sido lançado com regularidade e tem sido lido por todos os operadores do Direito, de dentro e de fora dos tribunais. Ele é de utilidade extrema para os de fora, no sentido de que conheçam melhor o funcionamento da instituição judiciária, e de uma utilidade não menor para os de dentro, porque ficam sabendo o que se pensa, isentamente, sobre eles. Alguns podem fazer um bonito exercício de autocrítica”.

Marcos da Costa, presidente da OAB-SP: “O Anuário da Justiça conquistou o seu espaço e tornou-se um instrumento indispensável para o dia a dia do advogado. A publicação cobre o Judiciário como um todo, mas em São Paulo ganha uma dimensão própria. Em 2014, completamos 10 anos da Emenda Constitucional 45, que, dentre outras reformas, unificou os tribunais de Alçada com o Tribunal de Justiça. Com isso, criou o maior tribunal do mundo. Mesmo advogado militante, você não conhece todos. É um instrumento muito potente para quem advoga. Pensar que esse é o maior tribunal do mundo, torna a coisa ainda mais fantástica.O Anuário é um dos instrumentos mais indispensáveis que nós temos para o dia a dia da advocacia.”

Luiz Flávio Borges D`Urso, conselheiro federal da OAB: “Eu sou um fã do Anuário da Justiça, desde o primeiro número. Sou um entusiasta, parceiro e anunciante da publicação. Consulto o anuário regularmente. Indico para que colegas também o façam. Hoje, quem quer advogar nos tribunais sem noção de como tem decidido os julgadores e a composição das cortes está numa roleta russa. É imprescindível que, no exercício da advocacia, você vislumbre de antemão, o entendimento do julgador sobre determinada matéria. Até para tentar fazê-lo mudar de posição. É precioso, importantíssimo e indispensável. Precisamos levar o Anuário também para o estudante de Direito, para ele ter contato com os temas importantes nos tribunais. “

Eloisa Arruda, secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do estado de São Paulo: “Sem dúvida alguma, o Anuário tem uma função até de promoção histórica da Justiça de São Paulo. É um documento como nenhum outro. Para a advocacia também é muito importante, porque retrata a postura de cada magistrado, o lugar que ocupa dentro da estrutura da Justiça do estado de São Paulo. Hoje, o Anuário da Justiça é uma obra das mais importantes. Não podemos mais ficar sem o Anuário.”

Fernando Maia da Cunha, desembargador da 4ª Câmara de Direito Privado e presidente da Escola Paulista da Magistratura: “O Anuário, de algum tempo para cá, acabou mudando um pouco da concepção de como a comunidade jurídica vê o Tribunal. Além de facilitar para todo mundo o conhecimento de cada um dos desembargadores, o que cada um faz, cada câmara, o que julga. Enfim, um conhecimento completo do Tribunal de Justiça de São Paulo”.

Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente da Apamagis: “Eu acompanho as edições do Anuário já há alguns anos e acho que é muito importante. Isso se revela na presença, não só em quantidade, mas também pelas autoridades que comparecem ao lançamento, como hoje estão aqui, todos os segmentos representados. E é sempre um referencial para que a gente possa acompanhar e verificar em que nós evoluímos e o que nós ainda temos de evoluir dentro da instituição. É um grande dado, uma orientação que mostra o que progrediu e o que resta progredir”.

Arnoldo Wald, do Wald Associados Advogados: “O presidente disse em poucas palavras o que está comprovado no Anuário: é preciso encontrar outras fórmulas que não litigiosas, para resolver problemas.”

José Luís Oliveira Lima, do Oliveira Lima, Hungria, Dall'Acqua & Furrier Advogados: “O Anuário é ferramenta essencial para o trabalho do advogado. Com ele é possível conhecer o tribunal, que é algo necessário para o dia a dia no Direito.”

Pierpaolo Cruz Bottini, do Bottini e Tamasauskas Advogados: “O Anuário, seja da Justiça Estadual, Federal, dos tribunais superiores, ele é instrumento fundamental. Ele permite que a gente conheça não só o perfil do magistrado, mas como ele pensa sobre uma série de pontos. Isso é essencial para que a gente possa construir uma estratégia e para que se possa ter transparência. Serviço muito importante não só para advogado, mas para todo o mundo jurídico.”

Arnaldo Malheiros Filho, do Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados: “O Anuário é importante todos os anos. Pois os tribunais mudam e a publicação precisa se atualizar sempre. É uma ferramenta auxiliar de trabalho para os advogados e a publicação dele é um serviço à Justiça”.

Fernando Facury Scaff, do escritório Silveira, Athias, Soriano de Melo, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados: “O Anuário é importantíssimo porque nos permite conhecer melhor a Justiça paulista, a conhecer as pessoas que operam a máquina. Pois precisamos ter a visão de dentro da máquina para bem atuar na Justiça paulista.”

Ademar Gomes, presidente da Acrimesp: “Esse Anuário vem ajudar a todos os profissionais do Direito, sem exceção. É uma ferramenta extremamente importante para o nosso trabalho.”

Igor Mauler Santiago, advogado do escritório Sacha Calmon, Misabel Derzi Consultores e Advogados: “O Brasil carecia dessa tradição que outros países, como os Estados Unidos, têm de conhecer as pessoas que a cada momento integram, formam e fazem a instituição Judiciário, que é permanente. Conhecer a formação jurídica, a formação humanística, as tendências filosóficas de cada desembargador é importante para daí tentar-se extrair uma compreensão do encaminhamento que se dará ao Direito em cada época histórica. É uma contribuição que o Anuário da Justiça trouxe para o Brasil, um pioneirismo que ficará marcado para sempre. Trata-se de uma contribuição genuína para uma compreensão mais realista do Direito e do funcionamento da aplicação do Direito no Brasil.”

Luiz de Camargo Aranha Neto, advogado: “O Anuário é um instrumento incrível para os advogados. Até em função da aposentadoria de vários desembargadores e a subida de novos. Além de ter o conhecimento de como estes desembargadores julgam, indica os temas, que abrangem questões de Direito Público, Privado e Criminal. É muito importante para os advogados e muitas vezes para os próprios desembargadores, para saber como os outros, de outras câmaras, pensam”.

Arystóbulo de Oliveira Freitas, do escritório Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados: “O Anuário se tornou leitura obrigatória e está quase entrando para a tradição forense. Traz informações importantíssimas para o exercício da advocacia, o perfil da maior corte de Justiça do Brasil, o perfil dos julgamentos, as posições sobre questões importantes, as tendências dos magistrados. Para nós, da advocacia, é essencial para nos mantermos atualizados sobre as tendências dos julgamentos.”

Roberto Teixeira, advogado: “O Anuário se tornou hoje um instrumento necessário para toda e qualquer pessoa que milite no Direito, que seja dos que promovem a Justiça no Brasil. É realmente uma obra que se tornou indispensável.”

Marcelo Knopfelmacher, presidente do Movimento de Defesa da Advocacia: “O Anuário é uma verdadeira radiografia de todos os julgadores, seu posicionamento, uma ferramenta extremamente útil para conhecer o perfil dos julgadores, as entranhas do Judiciário. É uma leitura obrigatória dos escritórios de advocacia.”

Sérgio Rosenthal, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo: “O Anuário é uma publicação absolutamente essencial para qualquer advogado que atue no estado de São Paulo. Traz informações imprescindíveis e nas quais os advogados podem efetivamente acreditar, pois é uma publicação isenta. Ela não pretende propagandear as qualidades dos desembargadores que compõem a corte, mas fazer um retrato fiel do Judiciário”.

Eduardo Elias de Oliveira, advogado do Décio Freire Advogados Associados: “O Anuário é de grande importância para o meio jurídico, porque é um raio-X da Justiça brasileira, no caso, da Justiça de São Paulo, onde nós, operadores do Direito, e os próprios cidadãos podem verificar tendências, o perfil dos julgadores, o que está sendo feito no Tribunal para melhorar a prestação jurisdicional, e tudo isso só leva ao benefício da população”.

Carlos Teixeira Leite Filho, desembargador da 4ª Câmara de Direito Privado: “O Anuário humaniza o Judiciário. Identifica para o jurisdicionado quem é o julgador. É voltado para um público especializado, para os próprios desembargadores, juízes, advogados, mas não deixa de ser uma referência humana. Ou seja, quem é e como é aquela pessoa que vai me julgar. O Anuário traz essas informações, o que é muito importante. Além do que, tem um conteúdo jurisdicional muito relevante. Um instrumento que hoje não pode faltar para ninguém.”

Antonio Carlos Tristão Ribeiro, desembargador da 5ª Câmara Criminal: “O Anuário da Justiça é uma publicação muito importante para orientação, não só dos magistrados de primeiro e segundo grau, como também para os advogados e todos aqueles que precisam de algum serviço da Justiça. É uma publicação que a cada ano vem se aprimorando, vem crescendo, melhorando. Mostra a sua relevância e importância para revelar uma face do Judiciário que muitas pessoas não conhecem.”

Henrique Nelson Calandra, desembargador da 7ª Câmara de Direito Privado: “Acompanhei o sonho de se fazer um Anuário, logo no início. E hoje, mais uma vez, esse sonho está concretizado. É uma ferramenta indispensável para nós mesmos. O Anuário é como um espelho. Olhamos o que dizemos sobre nós e procuramos nos aperfeiçoar, melhorar cada vez mais o nosso trabalho. E para quem não nos conhece é uma ferramenta importante para conhecer o tribunal e seus integrantes.”

Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, desembargador da 8ª Câmara de Direito Público: “A grande meta do Judiciário é buscar uma transparência cada vez maior das suas ações. E uma revista como o Anuário tem o condão de justamente divulgar melhor o Judiciário internamente, cada um dos integrantes do Tribunal, o que eles pensam, qual o seu posicionamento em determinadas questões relevantes — porque normalmente elas são refletidas no Anuário. Essa iniciativa é uma forma de aproximar o Judiciário da sociedade. E é disso que nós precisamos: aproximar cada vez mais o Judiciário da sociedade, e mostrar o nosso trabalho, o nosso perfil. O Judiciário é muito desconhecido, e às vezes a imagem fica negativa perante a população justamente por faltar essa transparência, essa divulgação. Vejo que este tema, ‘O gigante acordou’, que é o Tribunal de Justiça, é uma forma de mostrar que todos os juízes e servidores estão empenhados em melhorar a prestação jurisdicional”.

Antônio Mário de Castro Figliolia, desembargador da 15ª Câmara de Direito Privado: “É importante haver uma publicação que traga a composição do tribunal e o entendimento dos seus membros nos principais temas. O Anuário, como disse o presidente José Renato Nalini, é, efetivamente, esperado todos os anos. É um repositório para consulta rápida dos entendimentos e também do posicionamento da corte.”

Otávio de Almeida Toledo, desembargador da 16ª Câmara Criminal: “O Anuário é um instrumento que já existe há algum tempo e que hoje é absolutamente indispensável para quem julga e também para os advogados. Democraticamente, o Anuário traz e revela a posição dos julgadores, mostra tendências, a evoluções na jurisprudência. Efetivamente, a ConJur é hoje o principal veículo para que se possa conhecer o Judiciário brasileiro.”

Paulo Alcides Amaral Salles, desembargador da 6ª Câmara de Direito Privado e 2ª Câmara do Meio Ambiente: “O Anuário é muito importante para que se possa conhecer não só o Judiciário, mas também os seus componentes. Traz uma visão geral, muito embasada, do que é a realidade do Judiciário e dos seus membros em segunda instância. Mostra o trabalho, a dedicação e todas as particularidades que os envolvem.”

Fausto De Sanctis, desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região: “O Anuário é uma iniciativa bastante interessante e importante, porque permite acesso facilitado à informação da Justiça e dos juízes. Isso facilita bastante o trabalho dos advogados, do Ministério Público, das partes. Abriu um caminho novo em termos de informação. Traz um panorama geral da Justiça brasileira. É um trabalho inédito que só veio a agregar e adicionar.”

Tasso Duarte de Melo, desembargador da 12ª Câmara de Direito Privado: “O Anuário é importante para bem informar a advocacia, para atualizar os dados do tribunal. A jurisprudência é muito dinâmica, as alterações dos tribunais também. Então é importante este registro de informações, coletadas de forma séria e científica”.

João Batista Morato Rebouças de Carvalho, desembargador da 9ª Câmara de Direito Público: “Esta iniciativa a todos ajuda, ao público interno e também ao externo”.

Décio de Moura Notarangeli, desembargador da 9ª Câmara de Direito Público: “O Anuário é um marco na história do Tribunal de Justiça, porque representa aquilo que acontece em seu desenvolvimento durante o ano. Ele expressa a posição adotada pela Corte com relação ao andamento das centenas de recursos que lhes são apresentados. O balanço demonstra a produção e a eficiência do Tribunal em relação à sua missão de dar vazão ao julgamento dos recursos interpostos na Justiça do estado”.

Wanderley José Federighi, presidente da 18ª Câmara de Direito Público: “O Anuário é importantíssimo para conhecimento dos colegas, a respeito de cada um de nós, de nossa orientação, nosso estudo, vocação, matérias que são da nossa especialidade. Eu tenho colecionado, o Anuário desde que recebi as primeiras edições no Tribunal. Acho ele importantíssimo para a comunidade jurídica como um todo, não só a do Tribunal de Justiça, mas também dos tribunais superiores”.

Carlos Eduardo Donegá Morandini, desembargador da 3ª Câmara de Direito Privado: “Conhecimento e transparência do Tribunal de Justiça. O Anuário é uma referência”.

Paulo Roberto Grava Brazil, desembargador da 8ª Câmara de Direito Privado: “Transparência e identificação do julgador com o jurisdicionado e os advogados”.

Anunciantes do Anuário da Justiça São Paulo 2014 
Associação dos Advogados de São Paulo - AASP
Abreu Sampaio Advocacia
Andrade & Fichtner Advogados
Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
Bialski - Advogados Associados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Bradesco S.A.
Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
Caixa Econômica Federal
Dannemann Siemsen Advogados
Décio Freire & Associados
Decoussau Tilkian Sociedade Advogados
Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
D'Urso & Borges Advogados
Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Fialdini, Guillon & Bernardes Jr. Advogados
Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP
Heleno Torres Advogados
Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP
Law & Liberatore Advogados
Leite, Tosto e Barros Advogados
Loeser e Portela Advogados
Lucon Advogados
Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Marcelo Leonardo Advogados
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Mega Leilões
Moraes Pitombo Advogados
OAB-SP
Pinheiro Neto Advogados
Qualicorp Corretora de Seguros S.A.
Raminelli e Oliveira Advogados
Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Souza Cruz S.A.
Souza, Cescon, Barrieu e Flesch Advogados
Teixeira, Martins e Advogados
Toron, Torihara e Szafir Advogados
TozziniFreire Advogados
Villas Bôas e Salineiro Advogados

Veja abaixo os presentes ao lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2014
José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
Eros Piceli, vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
Hamilton Elliot Akel, corregedor-geral do Tribunal de Justiça de São Paulo
Fernando Maia da Cunha, diretor da Escola Paulista da Magistratura
Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente da Seção de Direito Criminal do TJ-SP
Ricardo Mair Anafe, presidente da Seção de Direito Público do TJ-SP
Fábio Prieto de Souza, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Francisco Rezek, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, ex-presidente TSE e ex-chanceler
Cesar Asfor Rocha, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça
Eloisa de Sousa Arruda, Secretária de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania
Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, procurador-geral de Justiça em exercício de São Paulo
Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente da Apamagis
Marcos da Costa, presidente da OAB-SP
Luiz Flávio Borges D’Urso, Conselheiro Federal da OAB
Sérgio Rosenthal, presidente da AASP
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do IASP
Carlos Roberto Fornes Mateucci, presidente do Cesa
Heleno Torres, Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da USP
Paulo Henrique Lucon, vice- presidente IASP
Ademar Gomes, presidente da Acrimesp
Marcelo Knopfelmacher, presidente do MDA (Movimento de Defesa da Advocacia)
Márcio Satalino Mesquita, vice-presidente da Ajufesp
Luís Fernando Massonetto, secretário municipal dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo
Marcelo Vieira de Campos, secretário de assuntos jurídicos de Osasco
Marcos Moreira de Carvalho, secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania da Prefeitura de São Bernardo do Campo
Maria Lumena Balaben Sampaio, ouvidora geral do Município de São Paulo
Luiz Paulo Pinho, JusBrasil

Desembargadores
Antonio Carlos Tristão Ribeiro
Antonio Luiz Pires Neto
Antônio Mário de Castro Figliolia
Armando Toledo
Carlos Eduardo Cauduro Padin
Carlos Eduardo Donegá Morandini
Carlos Henrique Abrão
Carlos Teixeira Leite Filho
Décio Notarangeli
Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa
Fábio Quadros
Fausto de Sanctis — Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jeferson Moreira de Carvalho
João Alberto Pezarini
João Francisco Moreira Viegas
José Benedito Franco de Godói
José Jacob Valente
José Jarbas de Aguiar Gomes
José Luiz Germano
José Reynaldo Peixoto de Souza
José Roberto Neves Amorim
José Roberto Peiretti de Godoy
Juvenal Duarte
Luiz Augusto de Salles Vieira
Luiz Edmundo Marrey Uint
Marco Antonio Marques da Silva
Nelson Calandra
Otávio Toledo
Paulo Alcides Amaral Salles
Paulo Dimas Mascaretti
Paulo Roberto Grava Brazil
Pedro Luiz Aguirre Menin
Roque Antonio Mesquita de Oliveira
Spencer Almeida Ferreira
Tasso Duarte de Melo
Vanderci Álvares
Wanderley José Federighi

Juízes
Carlos Bortoletto Correa
Carlos Roberto Petroni
Edson Luiz de Queiroz
Fernando Pavlovsky
Gilson Delgado Miranda
José Maria Câmara Junior
Luís Gustavo da Silva Pires
Marcos Porta
Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes
Marina Freire
Sidney da Silva Braga
Tadeu Zanoni
Tânia Mara Ahualli
Valter Alexandre Mena

Advocacia
Arnoldo Wald, Wald Associados Advogados
Mário Sérgio Duarte Garcia, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Modesto Carvalhosa, Carvalhosa e Eizirik Advogados
Antonio Corrêa Meyer, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Celso Mori, Pinheiro Neto Advogados
Arnaldo Malheiros Filho, Malheiros Filho Meggiolaro Prado Advogados
Alexandre de Moraes, Alexandre de Moraes - Sociedade de Advogados
José Roberto Batochio, José Roberto Batochio Advogados Associados
Gilberto Passos de Freitas, Da Costa Fernandes Advogados
Igor Mauler Santiago, Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados
Raul Haidar
Antonio Claudio Mariz, Advocacia Mariz de Oliveira
Luiz Carmago de Aranha Neto, Camargo Aranha Advogados Associados
Carlos José Santos da Silva, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
José Luis de Oliveira Lima, Oliveira Lima, Hungria, Dall'Acqua & Furrier Advogados
Antonio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, Moraes Pitombo Advogados
Arystóbulo de Oliveira Freitas, Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
Roberto Quiroga Mosquera, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. E Quiroga Advogados
Alberto Zacharias Toron, Toron, Torihara e Szafir Advogados
Fernando Facury Scaff, Silveira, Athias, Soriano de Mello Guimarães, Pinheiro e Scaff Advogados
Pierpaolo Cruz Bottini, Bottini & Tamasauskas Advogados
Igor Sant´Anna Tamasauskas, Bottini & Tamasauskas Advogados
Alexandre Fidalgo, EGSF Advogados
Adjene Azevedo Pereira Leite, Santarelli & Leite Advocacia e Imobiliária
Adriana Cecílio Marco dos Santos
Affonso Ferreira, Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
Aldrey Alexis de Andrade Liboni, Siqueira Castro Advogados
Alexandre C. da Silveira
Alexandre de Abreu, Law & Liberatore Advogados
Alexandre Nassar Lopes, Fragata e Antunes Advogados
Alexandre Pacheco Martins, Braga Martins Advogados
Alexandre Sansone Pacheco
Alfeu Alves Pinto, Bocuzzi Advogados Associados
Aline Mirna Vieira, Decoussau Tilkian Advogados
Ana Luísa Barbosa Barreto, Escritório de Advocacia Sergio Bermudes
Ana Luisa Porto Borges, Peixoto e Cury Advogados
Ana Paula Bressani, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Ana Paula Gomes, Marcelo Tostes Advogados
Anderson Pomini, Pomini Sociedade de Advogados
André Barabino, TozziniFreire Advogados
Andrea Grejo Gonçalves
Andrea Ferreira Bedran, Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados
Anna Luiza Ramos Fonseca, Secretaria de Governo de São Paulo
Antonio Carlos de Oliveira Freitas, Luchesi Advogados
Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros, Aparecido Inácio & Pereira Advogados Associados
Arthur Pinto de Lemos Netto, Lemos e Associados Advocacia
Átila Pimenta Coelho Machado, Machado, Castro e Peret Advogados
Bernardo Buosi, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Bernardo Gradin
Betina P. de Carvalho
Bruna Ozanan, DaCostaFernandes Advogados
Bruno Sanchez Belo, Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
Caio Cesar Rocha, Rocha, Marinho e Sales Advogados
Caio Márcio de Brito Ávila, Ávila, Nogueira e Miguel Neto Advogados
Caio Pinheiro Garcia de Oliveira, Gomes Altimari Advogados
Carlo Frederico Müller, Müller e Müller Advogados Associados
Carlos Frederico Zimmermann, Zimmermann Neto Advocacia Trabalhista e Empresarial
Carlos Pereira da Silva, Law & Liberatore Advogados
Carlos Renato Lonel Alva Santos, Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados
Carolina Fonti, UFP Advogados
Cassio Mesquita Barros, Mesquita Barros Advogados
Cassio Namur, Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
Cassio Paoletti Junior, Advocacia Paoletti Dias Naves & Carvalho
Catia Sandoval Peixoto, Secretária Geral do Sindicato dos Procuradores
Cesar Augusto Alckmin Jacob, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Cesar Marcos Klouri, Cesar Marcos Klouri - Advogados
Cibele M. Malvone Toldo, Leite, Tosto e Barros Advogados
Ciro Pinheiro e Campos, Advocacia Paoletti Dias Naves &Carvalho
Claudinéia Baptista, Canon do Brasil
Claudio Abbatepaulo, Marcelo Leonardo Advogados Associados
Claudio França Loureiro, Dannemann Siemsen Advogados
Claudio Mauro Henrique Daólio, Moraes Pitombo Advogados
Clóvis Voese, Haddad & Voese Advogados
Conrado Almeida Corrêa Gontijo, Moraes Pitombo Advogados
Constança Gonzaga Junqueira de Mesquita, DaCostaFernandes Advogados
Cristiano Zanin Martins, Teixeira, Martins Advogados 
Daniela Minetto 
Daniel Albolea, Leite, Tosto e Barros Advogados
Daniel Bialski, Bialski Advogafos Associados
Daniel Penteado de Castro, Aidar SBZ Advogados
Daniel Tobias Athias, Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados
Daniella Zagari Gonçalves, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Danillo de Matos, Law & Liberatore Advogados
Dannae Avila, Law & Liberatore Advogados
Debora Pimentel, UFP Advogados
Deborah Daher, Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
Décio Freire, Décio Freire & Associados
Deise Casado
Eduardo Augusto Jacob, Ecorodovias
Eduardo de Souza
Eduardo Elias de Oliveira, Décio Freire & Associados
Eduardo Paulo Csordas, Eduardo Csordas Advogados
Eduardo Pizarro Carnelós, Carnelos e Garcia Advogados
Elaine Munhoz
Eliane Cristina Carvalho Teixeira, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Ernesto Tzirulnik, Ernesto Tzirulnik Advocacia
Evandro Mardula, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Fabiano Carvalho, Barioni & Carvalho Advogados
Fabiano Salineiro, Villas Boas e Salineiro Advogados Associados
Fabio Antonio Tavares dos Santos, Décio Freire & Associados
Fabio Araújo Lanna, Villas Boas e Salineiro Advogados Associados
Fabio Bendheim Santarosa, Gomes Altimari Advogados
Fábio Fadiga, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Fábio Mesquita Ribeiro, Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Felipe Contreras Novaes, Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados
Felipe Evaristo dos Santos Galea, Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Fernando Castro Saddi
Fernando Eduardo Serec, TozziniFreire Advogados
Fernando Kasinski Lottenberg, Lottenberg Advogados Associados
Flavia Cristina Moreira de Campos Andrade, TozziniFreire Advogados
Flavio Yunes Fraiha, Yunes Fraiha Advogados
Francisco Fragata, Fragata e Antunes Advogados 
Gabriel Prado Mendonça, Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
Gláucia Massoni, Fragata e Antunes Advogados
Guilherme Henriques
Guilherme Lopes de Oliveira
Guilherme San Juan Araujo, San Juan Araujo Advogados Associados
Guilherme Tostes, Marcelo Tostes Advogados
Gustavo Gonçalves Gomes, Siqueira Castro Advogados
Gustavo Ouvinhas Gavioli, Coelho e Gavioli Advogados Associados
Helios Alejandro Nogués Moyano, Nogués Moyano & Haidamus Advogados Associados
Heloisa Estelita, Fundação Getúlio Vargas
Henrique de Almeida Ávila, Escritório de Advocacia Sergio Bermudes
Igor Sant´Anna Tamasauskas, Bottini & Tamasauskas Advogados
Jáder Freire de Macedo Júnior, Freire de Macedo Advogados
Jair Jaloreto, Portela, Campos Bicudo e Jaloreto Advogados
Jarbas Andrade Machioni, Machioni Advogados
Jéssica Ferracioli, Décio Freire & Associados
João Carlos Areosa, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
João Fernando Guimarães, Raminelli e Oliveira Advogados
José Augusto Nasser
José Carlos van Cleef de Almeida Santos, Almeida Santos Advogados
José Cretella Neto, Cretella Advogados
José Diogo Bastos Neto, Chiaparini e Bastos Advogados
José Leite Saraiva Filho, José Saraiva e Advogados
Juliana Ribeiro Ugolini, Lotufo Ugolini Advogados
Juliana Camargo Lamejo, Banco do Brasil
Karen Viero, Marcelo Tostes Advogados
Lázaro Sotocorno, Banco Bradesco S.A.
Leandro Raminelli R. Figueira de Oliveira, Raminelli e Oliveira Advogados
Leonardo Leal Peret Antunes, Machado, Castro e Peret
Leônidas Scholz, Advocacia Criminal Leônidas Scholz
Letícia Prebianca, Siqueira Castro Advogados
Lígia Maria Hurga Mussi, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Lígia Regini, Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Luan Benvenutti Nogués Moyano, Nogués Moyano & Haidamus Advogados Associados
Lúcia Tucci, Lúcia Tucci Advogados
Luciana Nini Manente, Loeser e Portela Advogados
Luciano Caparroz Pereira dos Santos
Luciano Simoes Parente Neto
Luciano Toledo, Advocacia Luciano Toledo
Lucicley Santarelli, Santarelli & Leite Advocacia e Imobiliária
Luís André Azevedo, Carvalhosa Advogados
Luís Carlos Gomes Rodrigues, Gomes Rodrigues Advogados
Luis Eduardo Menezes Serra Netto, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Luís Falcão, Fragata e Antunes Advogados
Luis Guilherme da Silva Braga, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Luis Gustavo Previato, Leônidas Scholz
Luiz Antonio Guimarães Marrey, procurador de Justiça
Luiz Augusto Sartori
Luiz César Sanson, Raminelli e Oliveira Advogados
Luiz Gustavo de Oliveira Santos, Advogado – Construtora OAS
Luiz Renato de Oliveira Valente, TozziniFreire Advogados
Luiz Wagner Miqueletti Jr.
Manuel Alceu, Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
Marcela Volponi X. Sá Santos, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Marcelo Levi, Levi Sartori Advogados
Marcelo Sequeira de Carvalho, Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Marcelo Tacca
Marcio de Castro Zucatelli, Decoussau Tilkian Advogados
Marco Antonio Kojoroski, Kojoroski Advogados Associados
Marco Antonio Lisboa de Carvalho
Marco Aurélio Vicente Vieira, Vicente Vieira e Soltanovitch Sociedade de Advogados
Marco Aurelio Visconti
Marcus Vinicius Tenorio da Costa Fernandes, DaCostaFernandes Advogados
Maria Aparecida dos Santos, Granadeiro Guimarães Advogados
Maria Augusta Rivitti
Maria Cecília Fragata, Fragata e Antunes Advogados
Mariangela Garbelini, José Menck & Mascarenhas Advogados Associados
Marília Nascimento Minicucci, Siqueira Castro Advogados
Matheus Olavo Machado de Melo, Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Maurício da Costa
Maurício Silva Leite, Leite, Tosto e Barros Advogados
Miguel Angelo Salles Manente, Loeser e Portela Advogados
Miguel Pereira Neto, Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados
Mirtes Muniz A. Santos, Advocacia criminal Leonidas Scholz
Nelson da Silva Junior, Cades
Newton Pietraroia Neto, Law & Liberatore Advogados
Nicholas Merlone
Orlando Gilberto Goes
Otávio Andere Neto, Andere Neto Advogados
Patrícia Rios Salles de Oliveira, Leite, Tosto e Barros Advogados
Paulo Eduardo Soldá, Advocacia Criminal Leônidas Scholz
Paulo Guilherme Lopes, Leite, Tosto e Barros Advogados
Paulo Iasz de Morais, Morais Donnangelo Toshiyuki Gonçalves Advogados Associados
Paulo Marco
Pedro Agatão, Kuntz Advocacia
Pedro Luiz Bueno de Andrade, Andrade e Taffarello Advogados
Pedro Octavio Begalli Jr., Banco Bradesco S.A.
Rafael Barroso Fontelles, Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
Rafael Ferrari,, Advocacia criminal Leônidas Scholz
Rafael Vicente Soares, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Régis de Oliveira
Régis G. Villas Bôas Villela, Villas Boas e Salineiro Advogados Associados
Renata Lorena Martins, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
Renato Caldeira Grava Brazil, Escritório de Advocacia Sergio Bermudes
Renato J. Cury, Pinheiro Neto Advogados
Renato Mange, Renato Mange Advogados Associados
Renato Sartorelli
Ricardo Belmonte, Siqueira Castro Advogados
Ricardo Maffeis Martins, Dantas, Lee, Brock & Camargo Advogados
Ricardo Tosto, Leite, Tosto e Barros Advogados
Roberto Correia da Silva Gomes Caldas
Roberto Sardinha Junior, Escritório de Advocacia Sergio Bermudes
Roberto Teixeira, Teixeira, Martins Advogados
Rodrigo Barioni, Barioni & Carvalho Advogados
Rodrigo Bernardes Dias, Advocacia-Geral da União
Rodrigo Jorge Moraes, Azevedo Moraes Advogados Associados
Rodrigo Marques de Campos, professor de Direito da FMU
Rodrigo Persone Camargo, Pinheiro Neto
Rodrigo Quadrante, Leite, Tosto e Barros Advogados
Rodrigo Rocha de Souza, Dannemann Siemsen Advogados
Rodrigo Roter Palha Rocha, Villas Boas e Salineiro Advogados Associados
Rogério Aro, Gomes Rodrigues Advogados
Rogério de Medeiros Coriliano, Aasp
Rogério Taffarello, Andrade e Taffarello Advogados
Rubens Tilkian, Decoussau Tilkian Advogados
Samuel de Abreu Matias Bueno, Aidar Sbz Advogado
Samuel Ansarah Rizek, Aasp
Sandra Jacubavicius, presidente da Comissão Cidadania e Ação Social da OAB São Bernardo do Campo
Sara Regina Rodolfo
Sara Tavares, Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Selma Maria Batista Nunes, Selma Nunes Advogados Associados
Sergio Kehdi Fagundes, Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Sérgio Leonardo, Marcelo Leonardo Advogados Associados
Sergio Tostes, Tostes e Associados Advogados
Sibele Aparecida de Oliveira, Raminelli e Oliveira Advogados
Silvia Cristina Aranega Menezes, diretora jurídica da Dersa
Solange Di Carlantonio
Sueli Soares dos Santos
Sylvie Boëchat, Rayes & Fagundes Advogados
Sylvio F. Antunes Filho, Adv. Francisco Antunes
Thais Matallo Cordeiro, Siqueira Castro Advogados
Théra van Swaay De Marchi, Pinheiro Neto Advogados
Thiago Tommasi, Pomini Sociedade de Advogados
Thomas Law, Law & Liberatore Advogados
Tiago Luiz Amorim Cesaretto, Law & Liberatore Advogados
Vanessa Braga, Fadiga e Mardula Sociedade de Advogados
Victoria Boachin, Sergio Bermudes Advogados
Vinicius Bairão Abrão Miguel, Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Vinícius Jucá, TozziniFreire Advogados
Weber de Deus, Lima de Deus & R Braga Sociedade de Advogados 
Wilson Tullio Alves de Andrade, Advocacia WTAA - Atividade Autônoma

Mais convidados
Alberto José Mucci
Aline Mirna Barros
Andrea Michael, diretora executiva da UOZAP
Andrea Silvia Cardoso Verotti, membro de Associações de Adoção Internacional
Annkarin Aurelia Kimmelmann e Silva
Antonio Campos
Bernardo Gradin
Bruno Bettini
Bruno Polleti, jornalista da Folha de S.Paulo
Carla Barnabé Vera
Carlos Alberto Neves
Carlos Araujo
Carlos Roberto Sodré, Imprensa Oficial
Carlos Teixeira Leite Neto, Mega Leilões
Carolina Perone, Coordenadora do espaço Jurídico – Notícias de Cotia e Região
Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, procuradora de Justiça Militar em São Paulo
Claudio Martins, promotor de Justiça Militar em São Paulo
Cleidiane Gomes, estagiária em Direito no Medina e Alonso advogados
Cleinaldo Simões
Ciro Saccab
Daisy Souza
Denise del Corso
Douglas B. Torres Blanca
Elisabel Benozatti, Assessora de Comunicação - Opportunity
Elisabete Massami Nishi, assessora cultural no Consulado dos Estados Unidos em São Paulo
Elza Aparecida da Cruz
Elza Francisca, Assessora Palamentar da Câmara Municipal de Jundiaí
Erasmo Guedes Junior
Erasmo Guedes Neto
Evelyn Moraes de Oliveira, procuradora da Fazenda no Tribunal de Contas de São Paulo
Fernando Girão, jornalista
Francisco Avolio Quartim Barbosa de Figueiredo
Francisco Oliveira Rocha, médico da Secretária da Saúde de São Paulo
Gildázio Ribeiro, estagiário em Direito no Santarelli & Leite Advocacia e Imobiliária
Giselle Groeninga
Ione Moreira
Ivan Dias da Motta
Janaína Amoroso, INFI (Instituto Febraban de Estudo)
Jeane Sesto, Diretora Jurídica Institucional – Construtora OAS
João Espinosa Neto, Banco Santander
João Galhardo
Joaquim Agenor dos Santos, corretor de Imóveis
Jonas de Oliveira, Perito Judicial
José Ivo Alves de Almeida
José Martins de Oliveira
Joyce Caroline da Silva Santos, Colunista Social do Jornal – Notícias de Cotia e Região
Laura Diniz, jornalista
Lucelia Mello
Luciane Lima de Carvalho, Escrevente Pesquisadora da Diretoria de Gestão do Conhecimento Judiciário
Luiz Eduardo Domingues Palermo Santos, estagiário de Direito no Ribeiro, Abrão e Matheus Advogados
Luiz Fernando de Camargo Prudente do Amaral, Membro da Comissão Geral de Ética de São Paulo
Lup Ohira
Marcelo Marcondes de Souza
Marcelo Pagotto Figueiredo
Margaret L. Figueiredo
Marli Aparecida Francisco
Maria Antonieta Mendes Rodolfo
Maria Cristina Maia de Castro
Maria Cristina Pera, procuradora de Justiça no TJ-SP
Maria Lúcia Zanelli, editora na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Michelle Cristina Cardin, auxiliar administrativa no IPEM
Mirian Cristina Generoso Ribeiro Crispin, Assessora – TJ-SP
Nelson da Silva Junior
Nilson Santarelli, diretor atendimento da Puc Propaganda | Grupo P
Paulo Sérgio Leite Fernandes
Paulo Campos Petroni
Rebecca Resende Rumiato
Renata Maria Pontes
Reinaldo Aleixandrino
Reinaldo De Maria, Assessor de Imprensa - AASP
Remy Gama Silva, consultor empresarial na Lourenço Gama Consultoria
Roberta Tennembaum
Rogerio Carneiro Meirelles
Sandra Mara Aparecida de Freitas Majer
Santamaria Nogueira, OAB
Sergio Rosa, Solve System
Sergio Tuthill Stanicia
Sheila Aparecida Santoro Martinelli, Banco Santander
Silvia Helena Abinajm, oficial de Justiça
Silvania das Bosco
Sueli Souza Santos, agente da Fiscalização Financeira no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Sylvio Micelli, diretor de Imprensa da Confederação Nacional dos Servidores Públicos
Tarcísio dos Santos, secretário da Área da Saúde do TJ-SP
Thiago Antunes, Mega Leilões
Valter Vieira Junior, fotógrafo
Vander Giordano, Kroll Brasil
Vera Lucia Sabo, diretora da Comissão de Direto Desportivo da OAB Jabaquara

Revista Consultor Jurídico, 19 de março de 2014, 23h13

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/03/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.