Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

MENOS BUROCRACIA

Receita quer ampliar declaração pré-preenchida

O número de contribuintes beneficiados com a declaração do imposto de renda pré-preenchida pode ser aumentado. A ideia é disponibilizar um formulário onde os dados estariam preenchidos previamente pela Receita, que deve ser confirmado pelos contribuintes. As informações são da Agência Brasil.

A novidade, que inicialmente benefiaciaria apenas os contribuintes com uma fonte de renda, passaria a valer em 2014, informou à Agência Brasil o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. Barreto disse também que o número previsto de beneficiários pode aumentar mesmo antes da implantação do serviço.

Erros e as omissões na declaração são apontados como os dois principais motivos que levam o contribuinte a cair na malha fina. De acordo com a Receita Federal, 616.569 declarações ficaram retidas na malha em 2012 , número superior ao do ano passado (569.671).

“A princípio pretendemos que todos possam ter acesso à declaração pré-preenchida”, disse Joaquim Adir, Supervisor Nacional do Imposto de Renda. De acordo com Adir, a potencial mudança na forma de declarar depende de uma série de questões a serem resolvidas ainda “antes da definição do perfil do contribuinte que será atingido”, observou.

“[O projeto] está andando. Temos um prazo pela frente. Mas estamos trabalhando bastante. O contribuinte, quando for declarar em 2014, terá esta opção. Ou pelo menos, boa parte deles”, disse.

Revista Consultor Jurídico, 6 de janeiro de 2013, 15h01

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/01/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.