Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Formato eletrônico

TJ-AL começa a receber processos cíveis virtuais

Na próxima segunda-feira (8/4), o Tribunal de Justiça de Alagoas começa a receber processos cíveis virtuais, originários ou em grau de recurso. Os criminais já são recepcionados virtualmente pela corte desde novembro de 2012. O início do recebimento virtual de casos cíveis também marca a data de atualização do Sistema de Automação do Judiciário, ferramenta para que advogados, promotores e defensores públicos encaminhem seus recursos ao TJ-AL.

A migração do processo físico, em papel, para o digital obedece o ato normativo 7, de 22 de fevereiro de 2013. Conforme estabelecido pelo ato da Presidência, a partir de 8 de abril, acontece a migração dos processos cíveis do Sistema de Automação do Judiciário SG3 para o SG5, reduzindo o tempo de ajuizamento de processos em meio eletrônico. 

Ainda de acordo com o ato normativo, os processos físicos em tramitação no TJ-AL estão sendo digitalizados paulatinamente. A validação do acervo é de responsabilidade do gabinete, câmara, distribuição e da diretoria adjunta de Assuntos Judiciários. Além de economizar com a redução do uso de papel e impressões, a expectativa é que o trâmite de processos seja mais ágil e transparente.

A virtualização das unidades Judiciárias em Alagoas começou em fevereiro de 2009. A Comarca de Maribondo foi totalmente virtualizada em 2010. Em setembro de 2012, foi a vez da 25ª Vara Cível de Família da Capital, localizada no Fórum Regional do Benedito Bentes. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Alagoas.

Revista Consultor Jurídico, 4 de abril de 2013, 10h25

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 12/04/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.