Consultor Jurídico

Entrevistas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito & Literatura

O assassinato do perdedor, de Camilo José Cela

Direito e Literatura: do Fato à Ficção é um programa de televisão apresentado pelo procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e professor da Unisinos Lenio Streck, onde se discute, com convidados, uma obra literária e seu diálogo com o Direito. A obra desta edição, que a ConJur reproduz a seguir, é O assassinato do perdedor, de Camilo José Cela. Participam do debate Francis Beck, professor da Faculdade de Direito da Unisinos, e Henriete Karam, professora da Faculdade de Letras da Ufrgs. Veja o programa:

Direito e Literatura - Assassinato do Perdedor from Unisinos on Vimeo.

Revista Consultor Jurídico, 14 de setembro de 2012, 8h00

Comentários de leitores

1 comentário

Discussão importante

Armando do Prado (Professor)

O direito penal definitivamente é o direito dos excluídos e pobres, mas, também, é o direito da inquisição dos Torquemadas redivivos. Vide o Min. Joaquim Barbosa, hoje, no papel de Simão Bacamarte, ou para ficarmos na obra de Cela, como o Dr. Cosme.
.
Por outro lado, Cela é um escritor de passado tenebroso e de serviços ao fascismo franquista, inclusive como censurador, o que mostra que o prêmio Nobel é político privilegiando interesses geopolíticos nas suas premiações e isolando outros notáveis escritores.

Comentários encerrados em 22/09/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.