Inspeção nos MPs na Bahia começou segunda-feira
6 de novembro de 2012, 17h25
Começou nesta segunda-feira (5/11) a inspeção da Corregedoria Nacional do Ministério Público no Ministério Público do Estado da Bahia e nas unidades do Ministério Público da União em Salvador: Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Militar. O objetivo é ir até esses locais para verificar a prestação dos serviços administrativos e funcionais nas instituições.
Na solenidade de abertura dos trabalhos, na sede do Ministério Público estadual, o procurador-geral de Justiça do estado, Wellington César Lima e Silva, afirmou que "o Conselho Nacional do Ministério Público mudou para melhor a fisionomia do Ministério Público brasileiro, conferindo-lhe maior transparência e possibilitando uma melhor aproximação com a sociedade".
Já o procurador de Justiça Militar em Salvador, Samuel Pereira, disse que a inspeção é uma excelente oportunidade para obter uma visão mais detalhada e profunda sobre a atuação do MP na Bahia, conhecer suas necessidades, deficiências e boas práticas. “Também é uma grande oportunidade para se ouvir a sociedade sobre o funcionamento do Ministério Público, podendo o cidadão levar diretamente ao corregedor nacional suas críticas, sugestões e elogios”, complementou, se referindo ao atendimento ao público que começa nesta terça-feira (6/11).
Para o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, Pacífico Antônio Luz de Alencar Rocha, mais importante do que corrigir eventuais desvios, é apontar a direção para o futuro. “Esse é o papel importantíssimo que a Corregedoria tem a desempenhar. Espero que depois dessa semana, nós tenhamos um Ministério Público melhor”, disse.
O corregedor nacional do MP, Jeferson Coelho, afirmou que as inspeções são um trabalho de rotina da Corregedoria Nacional. Ele ainda explicou que o órgão não tem somente a finalidade disciplinar, mas também é “responsável pelo aperfeiçoamento dos trabalhos, das atividades do Ministério Público brasileiro.”
Atendimento ao público
Durante as inspeções, a equipe da Corregedoria Nacional também fará atendimento direto ao público. Sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou qualquer observação que sejam importantes para a melhoria dos serviços prestados pelo MP serão ouvidas pela Corregedoria.
O atendimento será nos dias 6 (MP-BA), 7 (MPF) e 8 (MPT) de novembro, de 9h30 às 12h e das 14h30 às 17h30. Se houver interesse, o nome do denunciante pode ser mantido em sigilo. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional do Ministério Público.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!