Solenidade marcada

Anuário da Justiça Federal será lançado no TRF-4

Autor

6 de março de 2012, 21h29

Primeiro panorama da Justiça Federal no país, o Anuário da Justiça Federal 2012 será lançado nesta quarta-feira (7/3) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS). Com o título "Entre o cidadão e o Estado", a publicação mostra como a Justiça serve para proteger a sociedade dos excessos do poder público.

"Embora tenha importante competência em matéria penal, principalmente no combate ao crime organizado e à corrupção, o papel mais relevante da Justiça Federal é atuar como um escudo", afirma Maurício Cardoso, editor executivo do Anuário. Entre os temas mais comuns no dia a dia do Judiciário Federal, ele chama a atenção para a avalanche de ações envolvendo a Previdência Social e o Direito Tributário, áreas de forte impacto sobre o indivíduo e a sociedade como um todo.

Didática, a publicação mostra como funciona a máquina formada atualmente por 1.750 magistrados e quase 40 mil servidores, responsável por um estoque de 6,5 milhões de processos e mais de dois milhões de sentenças a cada ano.

"O Anuário foi concebido como uma fonte de referência e pesquisa diária para todos que atuam na área do Direito e da Justiça", afirma Cardoso. "Um dos objetivos principais é mostrar a rotina de trabalho nos gabinetes e nos colegiados, inclusive em relação ao comportamento de cada julgador no atendimento às partes do processo", acrescenta.

A pesquisa feita na produção do Anuário teve como ponto de partida os cinco Tribunais Regionais Federais instalados no país. Suas 245 páginas revelam quem são e como julgam todos os desembargadores federais, não apenas por meio de perfis e dados biográficos, como também trazendo as decisões mais importantes tomadas por eles no último ano, selecionadas entre aquelas de maior influência na vida do cidadão e de empresas. São essas decisões que vão orientar todos os julgamentos posteriores, servindo como referência para juízes, advogados e a própria população.

O Anuário da Justiça Federal é uma publicação da revista eletrônica Consultor Jurídico. A série teve início em 2007 com o lançamento do Anuário da Justiça Brasil, com foco na atuação do Supremo Tribunal Federal e nos tribunais superiores. Em seguida, vieram os Anuários da Justiça de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Ainda este ano, chegará ao mercado a primeira edição do Anuário da Justiça do Trabalho.

Serviço
Título: Anuário da Justiça Federal 2012
Editora: ConJur Editorial
Páginas: 245 páginas
Lançamento: 7 de março de 2012 (quarta-feira)
Local: Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Horário: a partir das 18h30
Venda: Livraria ConJur (clique aqui para comprar seu exemplar)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!