Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Processo eletrônico

Certificação digital atinge 15% da advocacia brasileira

A certificação digital já alcança 15% da advocacia brasileira — quase 110 mil profissionais. Os números foram revelados nesta sexta-feira (13/7) pelo presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o conselheiro federal pelo Maranhão José Guilherme Zagallo. O mês de junho bateu o recorde de emissões pela OAB: foram entregues aos advogados 5.951 novos certificados.

No Paraná, 66,32% de advogados estão aptos a atuar no meio eletrônico, respondendo por 24,87% do total de certificados já emitidos pela OAB. Outros dois estados que apresentam os maiores percentuais de certificações são: Mato Grosso do Sul e Amazonas, com 64,35% e 52,85%, respectivamente. Além dos certificados emitidos pela OAB há outros 30 mil emitidos pela Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), sobretudo em São Paulo. (Clique aqui para ler o quadro completo)

“Ainda são grandes os problemas com telefonia e estrutura. Temos serviços de internet lentos e interrupções em vários pontos do país. Em determinados locais, sobretudo no norte brasileiro, sequer há banda larga”, lembrou Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB. A realidade dificulta a atuação no processo virtual pelo advogado e outras carreiras e gera, como consequência, restringe o acesso à Justiça.

O advogado também lembrou que o Judiciário ainda não tem sistemas unificados. “A Justiça do Trabalho vem sendo pioneira, mas ainda há problemas sérios. Não só para a advocacia, pois o próprio Ministério Público do Trabalho também enfrenta dificuldades”, diz. Com informações da Assessoria de Comunicação do Conselho Federal da OAB.

Revista Consultor Jurídico, 13 de julho de 2012, 17h53

Comentários de leitores

4 comentários

Respeito

Brecailo (Advogado Autônomo - Consumidor)

O respeito se conquista! O tal reclama de tudo, não sei se é por desconhecimento ou reclama por reclamar! Ele faz acusações caluniosas, falsas e, agora se faz de bom moço! Em São José do Rio Preto ninguém o conhece, bom vou parar por aqui...

Respeito é saudável, e todo mundo gosta!

Paulo Jorge Andrade Trinchão (Advogado Autônomo)

O colega Pintar tem razão, como eu, conheço muitos colegas que optaram em adquirir o kit da AASP, aliás, sem qualquer burocracia.

Nunca está bom

Brecailo (Advogado Autônomo - Consumidor)

Nada está bom para o tal! Só joga pedra! Diferente do que afirma, pois, muitos colegas que conheço e usam a certificação, estão contentes. Será desconhecimento ou o tal gosta de reclamar de tudo? Tipico de quem só sabe jogar pedra e não tem CORAGEM para ser vidraça, apresentar soluções.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 21/07/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.