Trajetória paulista

Escritório comemora 20 anos e reúne coleção de fotos

Autor

26 de fevereiro de 2012, 8h27

Pauliceia Desvelada 

Gilberto Rios / Pauliceia Desvelada
Avenida São João - 1970 - 24/02/2012 [Gilberto Rios / Pauliceia Desvelada]foi a maneira encontrada pelo escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques sociedade de advogados para presentear seus clientes no vigésimo aniversário do escritório. O livro de fotografias traz imagens da cidade de São Paulo desde os seus primórdios, quando ainda tinha traços de uma cidade pacata, até hoje em dia, com suas luzes incessantes e carros frenéticos.

“A coleção Manesco revela aí sua coerência. Não apenas temática, mas ética. A partir dela pode-se mesmo narrar os acertos e desacertos políticos, não apenas pelas suas imagens, monumentos históricos, edifícios que participam da vida política do país, experiências sociais, mas pelas suas ‘não imagens’, isto é, pela São Paulo que cresceu com seus espigões neoclássicos intempestivos, à margem de sua história, de sua origem, numa antropofagia esquizofrênica que canibaliza seu passado”, resume o advogado Rodrigo R. Monteiro de Castro no livro.

Marcio Sallowicz / Pauliceia Desvelada
Avenida Paulista 2006 - 24/02/2012 [Marcio Sallowicz / Pauliceia Desvelada]

A compilação das fotos foi concomitante com a mudança da sede do escritório para o edifício Santa Catarina, na Avenida Paulista, em São Paulo. Daí surgiu a ideia — conta o advogado — de decorar as paredes com fotos da cidade. Para isso foram chamados a artista plástica Marta de Oliveira e a historiadora Ana Lucia Queiroz, que fizeram extensa pesquisa buscando imagens do acervo histórico paulista e fazendo contato com fotógrafos da atualidade.

"Em 2008 inauguramos a coleção de fotografias intitulada ‘Pauliceia Desvelada’ que, atualmente, fica exposta à visitação de todos que frequentam nosso escritório. A partir desta coleção, decidimos lançar o volume comemorativo dos 20 anos de fundação da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados", conta Castro.

Dentre as dezenas de imagens que compõem a obra, a mais

Cristiano Mascaro / Pauliceia Desvelada
Biblioteca da Faculdade de Direito - 24/02/2012 [Cristiano Mascaro / Pauliceia Desvelada]querida para o sócio Marcos Augusto Perez é da biblioteca da faculdade de Direito São Francisco (à direita), de Cristiano Mascaro. “Essa imagem me lembra os tempos da faculdade. Quando éramos calouros, o professor Goffredo da Silva Telles Júnior, um símbolo para o Largo de São Francisco, nos levou para conhecer a parte interna da biblioteca, lugar ao qual os alunos normalmente não tinham acesso, um setor frequentado somente pelo staff de bibliotecários.”

História paulista
O escritório nasceu entre os anos de 1990 e 1991 pela iniciativa dos sócios Marcos Perez e Floriano de Azevedo Marques Neto e de um grupo de amigos recém-formados que decidiram formar uma banca. Anos depois entraram para a sociedade José Roberto Manesco e Eduardo Ramires.

O escritório atua principalmente nas áreas do Direito Público e Empresarial e atualmente tem sob seus cuidados cerca de 2,5 mil processos e mais de 2 mil clientes. A banca tem sedes em São Paulo e Brasília.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!