Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

História de superação

Joaquim Barbosa é uma das personalidades do ano

O jornal espanhol El País apontou Joaquim Barbosa como um dos cem líderes de destaque mundial em 2012. Segundo o periódico, a trajetória de Barbosa, que preside o Supremo Tribunal Federal, "marca um antes e um depois da história da Justiça brasileira", fazendo referência ao julgamento do mensalão. A notícia é o portal Terra.

O texto afirma ainda que o ministro "não tremeu o pulso na hora de promover duras condenações contra os que foram íntimos colaboradores de seu mentor", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e destaca sua "história de superação", de um sujeito que "tinha tudo para engrossar as estatísticas da desilgualdade no Brasil", mas chegou à presidência do STJ.

Outra personalidade jurídica que faz parte da lista é o juiz espanhol Baltazar Garzón, que em 2012 foi acusado de usurpação de competência por ignorar a lei de anistia para investigar os crimes cometidos durante a ditadura na Espanha, sob pena de ser expulso da carreira.

Garzón, ao abrir a investigação, classificou os crimes do franquismo como "crimes contra a humanidade". Segundo o Supremo Tribunal espanhol, apenas o parlamento tem autoridade para revogar a lei de anistia do país, não cabendo aos juízes tomar essa decisão.

Baltazar também foi acusado, e condenado, por ordenar escutas telefônicas entre políticos espanhóis acusados de corrupção e seus advogados. Assim, Garzón foi afastado de suas funções por 11 anos.

Outro líder brasileiro listado pela matéria é a presidente Dilma Rousseff, que, segundo o jornal, aparece em todas as listas de mulheres mais "poderosas, adminiradas e célebres do mundo" e teve, em 2012, um bom ano, ao contrário do Brasil.

Também fazem parte da lista o presidente da Colômbia, Juan Manuel Satos, o presidente da Venezuela Hugo Chávez, e a modelo brasileira Gisele Bündchen.

Revista Consultor Jurídico, 23 de dezembro de 2012, 13h06

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 31/12/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.