Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Dados do governo

Crescem denúncias de violações aos direitos humanos

De janeiro a novembro de 2012, foram feita 155.336 denúncias de violações contra os direitos humanos no Brasil. O número representa aumento de 77% ao mesmo período de 2011, quando foram contabilizadas 87.764 denúncias.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10/12), Dia Internacional dos Direitos Humanos, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pelo serviço de denúncias.

Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o aumento nos números ocorreu porque a população percebeu que o serviço é confiável. "Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do serviço", explicou.

Ela destacou que o crescimento dos números não significa, necessariamente, aumento dos casos de violência no país, mas indica que as violações de direitos humanos não ficam mais invisíveis. "Isso comprova que o Brasil se importa e que qualquer pessoa que sofra uma situação desse tipo sabe que não é justo e que ela pode denunciar", acrescentou.

Desde maio de 2003, quando o serviço passou a ser operacionalizado pelo governo federal, o Disque 100 recebeu e encaminhou 396.693 denúncias em todo o país. Com informações da Agência Brasil

Revista Consultor Jurídico, 10 de dezembro de 2012, 18h56

Comentários de leitores

2 comentários

Desfavorecidos

Servidor estadual (Delegado de Polícia Estadual)

Será que viola os direitos humanos pessoas morando embaixo da ponte? Falta de leitos em UTI pediatrica? Preços abusivos? Empresas de seguros que criam dificuldades apra pagar o seguro? Jornada excessiva de trabalho? Falta de alimentação? Restaurantes finos jogando comida fora, enquanto pessoas passam fome? Má distribuição de renda? Escola pública em situação deplorável? Por que nenhuma ONG vai atras disso? Simples: porque no Brasil as ONGs vivem do GOVERNO e por isso só falam mal do que é políticamente correto e aceitável. Desde a época da ditadura, quando era proibido falar mal das Forças Armadas, que se elegeu a polícia como palmatória do mundo. O policial vem da sociedade e expressa exatamente o que ela é, por isso, como dizem muitos, a polícia americana, a polícia européia é melhor que a polícia do Brasil.

maioria das denúncias é bobagem e fofoca

daniel (Outros - Administrativa)

A maioria não tem nada de verdadeiro, ou não tem a ver com direitos humanos.
Muitas nem falam nomes, são muito evasivas

Comentários encerrados em 18/12/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.