Consultor Jurídico

Atendimento prático

TJ-MA atualiza sistema de gerenciamento de processos

A nova versão do sistema de gerenciamento eletrônico de processos da Justiça de 2º grau (Themis SG Web), que permite o acesso a processos pela internet, está sendo experimentado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão desde a última sexta-feira (20/4).

A atualização foi reformulada em interface e funcionalidades. Estão na lista de alterações a geração de relatórios de forma automática e o fornecimento de dados estatísticos relativos à planilha mensal encaminhada pelos gabinetes dos desembargadores ao CNJ. “A nova ferramenta é um avanço no desenvolvimento de sistema prático, seguro e eficaz para o gerenciamento dos processos da Corte de Justiça estadual”, explica a diretora Judiciária do TJ-MA, Denyse Reis Batista.

Outra mudança promovida pelo tribunal, e já em funcionamento, é a emissão automática do ofício e da certidão do trânsito em julgado de processos enviados pelo TJ-MA a locais de origem. A Justiça ganhou em agilidade com a medida. O encaminhamento de 20 processos ao juiz de origem — que antes demorava cerca de dez dias, por exemplo — é concluído agora em uma hora.

O acompanhamento processual foi também reformulado. A emissão de relatório evita que o servidor consulte um processo de cada vez para saber informações de autos em poder dos advogados e com prazos vencidos. 

A medida representa um passo importante rumo ao processo eletrônico na Justiça estadual. “Com a mudança queremos tornar mais ágeis e produtivas as rotinas de trabalho no Poder Judiciário”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 24 de abril de 2012, 8h25

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/05/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.