Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Troca de comando

Cláudio dell´Orto é eleito presidente da Amaerj

Com uma vitória apertada, o desembargador Cláudio dell´Orto, da chapa Ética e Democracia, foi eleito, nesta segunda-feira (28/11), presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). Dell´Orto recebeu 406 votos, 51% do total. Votaram 788 associados, na sede central e nas Regionais. A juíza Renata Gil, da chapa Integração, obteve 382 votos.

Cláudio dell´Orto, que já presidiu a Amaerj no biênio 2006/2007, foi advogado do BNDES e promotor de justiça do Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura em 1991. É desembargador desde 2009, quando foi promovido por antiguidade. Apesar da especialização em matéria criminal, atuou em todas as áreas da prestação jurisdicional, em diversas comarcas, varas e juizados. No Tribunal, atuou em câmaras cíveis e criminais. Conhece, segundo ele, “as agruras vividas pelos colegas das várias regiões do estado e de diferentes especialidades”, pois exerceu “atividades administrativas que me permitiram conhecer os diversos setores do TJ-RJ”.

“Nós vamos, sim, construir um novo momento da magistratura do Rio de Janeiro e da magistratura nacional. Porque é a partir das associações locais que nós levamos as demandas que precisam ser encaminhadas a nível nacional para a defesa das nossas prerrogativas, para que a gente possa prestar uma jurisdição melhor e mais qualificada; uma jurisdição empenhada na solução dos problemas sociais, também, mas sempre vinculada às obrigações constitucionais”, afirmou Cláudio dell´Orto.

Logo após o anúncio do resultado, o atual presidente da Amaerj, desembargador Antonio Cesar Siqueira, havia exaltado o alto nível da eleição. Segundo ele, o comportamento democrático dos colegas, demonstrado ao longo do dia na boca-de-urna, apenas confirmou a maturidade política da Amaerj. “Tenho certeza de que todos saíram ganhando hoje”, resumiu.

Em seguida, Siqueira passou a palavra à candidata Renata Gil. Emocionada, a juíza defendeu a importância do embate eleitoral e agradeceu o apoio recebido de seus eleitores. “Fica o meu reconhecimento e minha gratidão pelo esforço de todos”, concluiu, antes de receber o abraço de Cláudio dell´Orto.

O presidente eleito da Amaerj lembrou que ambos os candidatos já vêm trabalhando juntos em defesa das prerrogativas da magistratura, na atual gestão da AMB, onde respondem por departamentos – ela o de Direitos Humanos, ele o de Prerrogativas – revelando, assim, que possuem muitos pontos em comum. Mais do que isso, o presidente eleito acenou com um mandato em que todas as demandas serão ouvidas. Com informações da Assessoria de Imprensa da Amaerj.

Revista Consultor Jurídico, 28 de novembro de 2011, 21h57

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 06/12/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.