Consultor Jurídico

Serviço virtual

TJ-MT passa a emitir certidões cíveis e criminais

A partir desta segunda-feira (2/5), a emissão de certidões negativas criminais e cíveis pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso pode ser feita pela internet e de forma gratuita. O ícone de acesso ao serviço já está disponível no Portal do tribunal: www.tjmt.jus.br.

O serviço faz parte da meta do Planejamento Estratégico da atual gestão da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. A previsão é de que a emissão online e gratuita reduza, inicialmente, em 50% os pedidos feitos por meio físico.

Além de economia de tempo, a mudança trará economia financeira, já que o sistema utilizará como fonte da letra da certidão a ‘ecofont vera sans’, que reduzirá em 25% a 30% o gasto do cartucho com tonner/jato de tinta para imprimir o documento.

Segundo o corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, “estamos na era da globalização e da informatização, por isso o objetivo da emissão online é ampliar a qualidade dos serviços judiciais e aperfeiçoar o atendimento à sociedade”. Para ele, a Justiça é um vetor de desenvolvimento e “não há alternativas a serem adotadas que não sejam a eficiência e a eficácia”. 

Dois computadores e uma impressora serão colocados à disposição por uma semana no Fórum da Capital para divulgar o sistema, de fácil acesso e manuseio, aos usuários. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 2 de maio de 2011, 14h32

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 10/05/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.