Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Adeus a Leon

Morre o advogado e escritor Leon Frejda Szklarowsky

O advogado e escritor Leon Fredja Szklarowsky morreu neste domingo (24/7), aos 77 anos, em Brasília. O enterro aconteceu nesta segunda-feira, no Cemitério Campo da Esperança de Brasília. Nascido no dia 9 de outubro de 1933, Szklarowsky formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na Turma de 1959.

Durante a sua vida, foi subprocurador-geral da Fazenda Nacional, editor da Revista Jurídica Consulex, mestre e especialista em Direito do Estado, juiz arbitral da American Association's Commercial Pannel, de Nova York. Além de integrar diversas entidades de classe, passando pela presidência da Comissão de Mediação e Arbitragem do Instituto dos Advogados do Distrito Federal, da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-DF, membro da Comissão de Arbitragem da OAB nacional e diretor secretário do Instituto dos Advogados do Distrito Federal. Autor de vários artigos, também foi professor de Direito Público e Civil.

Leon Fredja Szklarowsky foi coautor do anteprojeto da Lei da Execução Fiscal, que se transformou na Lei 6.830/80 (secretário e relator); dos anteprojetos de lei de falências e concordatas (no Congresso Nacional) e autor do anteprojeto sobre a penhora administrativa (Projeto de Lei do Senado 174/96).

Entre as obras de sua autoria, destacam-se: Execução Fiscal, Responsabilidade Tributária e Medidas Provisórias, ensaios, artigos, pareceres e estudos sobre Direito Público. Szklarowsky também passeou pela literatura, publicando poesias, crônicas, contos e os livros Hebreus história de um povo e A orquestra das cigarras.

Paulo Gustavo Andrade, editor do site Jusnavigandi e amigo do advogado, registra sua tristeza com a partida do advogado. "Lamento a perda de nosso amigo Leon, um dos advogados pioneiros da internet brasileira, incentivador de primeira hora de nossos trabalhos. Um homem repleto de ideias, que contagiava a todos com seu entusiasmo."

Revista Consultor Jurídico, 25 de julho de 2011, 18h03

Comentários de leitores

1 comentário

...

Almir Pessoa (Advogado Associado a Escritório - Tributária)

Perda de um ícone do Direito Tributário.

Comentários encerrados em 02/08/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.