Leandro Coimbra toma posse como diretor-geral da PF
14 de janeiro de 2011, 6h55

O novo diretor-geral da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello Coimbra, toma posse nesta sexta-feira (14/1). A cerimônia, na sede da PF, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, contará com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Nascido em Porto Alegre, Coimbra se formou em Direito pela PUC-RS em 1988 e concluiu MBA em Gestão em Políticas de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas em 2005. Entrou para a PF em 1995, como delegado na Superintendência em São Paulo. Em 1997, trabalhou na Delegacia da PF de Uruguaiana (RS), onde assumiu como chefe no ano de 2000.
Coimbra foi transferido para a Superintendência da PF em Porto Alegre, onde assumiu a chefia da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, em 2002 e, dois anos depois, para a chefia da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários. Em 2006, seguiu para Brasília, onde assumiu a chefia da Divisão de Repressão aos Crimes Fazendários da PF e, em 2007, foi nomeado coordenador-geral de Polícia Fazendária. Desde abril de 2008, é o Superintendente da PF em São Paulo.
Entre as investigações conduzidas pelo delegado, destacam-se a Operação Natant, em 2002, para reprimir o tráfico de drogas; a Operação Matrix, em 2004, contra crimes cibernéticos; e a Operação Plata, em 2005, para repressão do contrabando.
Outras frentes
O novo diretor-geral da PF também foi membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e integrou o Grupo de Trabalho Especializado em Matéria Delitual da Reunião de Ministros do Interior do Mercosul. No exterior, Coimbra fez treinamentos para repressão a entorpecentes, no Peru, e na área de investigação de crimes de pirataria e contrabando na Suíça e Canadá. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!