Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mudança no Judiciário

Quatro novos desembargadores chegam ao TJ gaúcho

Desembargadores Eduardo João, Helena Marta, Laís Ethel e José Conrado - Mário Salgado/TJ-RSO Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul recebeu quatro novos desembargadores, nesta segunda-feira (25/10). Os magistrados de carreira Laís Ethel Corrêa Pias, José Conrado Kurtz de Souza, Eduardo João Lima Costa e Helena Marta Suárez Maciel tomaram posse no Plenário Pedro Soares Muñoz, em solenidade presidida pelo desembargador Leo Lima, presidente do TJ-RS.

Em seu discurso de saudação, o desembargador Roberto Sbravati destacou a carreira dos novos colegas. Ele ressaltou que o ato de julgar não é um mero exercício intelectual, pois requer sensibilidade. “Cabe ao juiz manter o equilíbrio das suas emoções, abstraindo-se de si próprio para cumprir com a sua missão na sociedade”.

A desembargadora Laís, em nome dos empossados, falou sobre as mudanças no Judiciário, como a substituição da máquina de escrever pela informática, o surgimento das grandes associações de advogados, das ações coletivas e individuais repetitivas e a luta das administrações para a melhoria da prestação jurisdicional. “A reiterada busca da prestação jurisdicional é o verdadeiro termômetro da realidade social e do despertar do cidadão brasileiro pela defesa de seus direitos”.

A cerimônia foi prestigiada pela secretária-geral do Ministério Público, Ana Maria Schinestsck, representando a Procuradora-Geral de Justiça; o procurador-geral-adjunto do estado, José Guilherme Kliemann; o subdefensor público-geral do estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; o juiz-diretor do Foro de Porto Alegre, Alberto Delgado Neto; e o juiz-diretor da Justiça Federal, Marcelo de Nardi.

Também participaram da posse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini; o corregedor-regional eleitoral, desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha; o representante do Tribunal de Contas do Estado, Cesar Viterbo Matos Santolin; o representante da Polícia Civil, corregedor Aníbal Germany, e o prefeito de Palmeira das Missões, Lourenço Ardenghi Filho. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RS.

Revista Consultor Jurídico, 25 de outubro de 2010, 18h24

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/11/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.