Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Processo eletrônico

OAB-SP começa curso da capacitação digital

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, lança nesta terça-feira o marco inicial do Programa de Capacitação Digital do Advogado, com o início do curso Práticas Processuais por Meio Eletrônico. O evento será na Escola Superior de Advocacia (ESA), no Largo da Pólvora, 141, às 18h.

A ideia é capacitar 300 mil advogados paulistas, com aulas presenciais e telepresenciais com alguns dos melhores professores do país, que vão ensinar aos profissionais como utilizar os recursos tecnológicos no processo digital. D’Urso ressalta que a inclusão digital dos advogados é um projeto amplo, que envolve outras ações. Uma delas é a aquisição de computadores a preços abaixo dos praticados no mercado, o que já está sendo negociado pela Caixa de Assistência dos Advogados (Caasp), assim como de linha de financiamento a juros mais baixos e acesso à Certificação Digital, ferramenta fundamental para o processo digital, que a OAB-SP coloca à disposição enquanto certificadora credenciada.

“O Projeto de Educação à Distância da OAB-SP é uma realidade e teve na sua gestação uma preocupação pedagógica, pois foi discutida com professores de todo o país – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Brasília, Amazonas – ligados à ESA, visando permitir que os advogados realizem um curso prático, que também contemple regulamentações e aspectos tecnológicos que, muitas vezes formam barreiras entre o papel e o meio digital”, afirmou D’Urso.

Rubens Approbato Machado, diretor da ESA, conselheiro federal emérito e membro nato da OAB e conselheiro do Conselho Estadual de Educação, explicou que a escola oferece um curso que contribuirá com o saber-fazer do advogado em sua atuação perante qualquer uma das Cortes que se utilizam dessa tecnologia.

Inclusão digital
Antes da Lei 11.479/06, que disciplina a informatização do processo judicial, a OAB-SP já tinha iniciado a inclusão digital dos seus inscritos, segundo D’Urso, colocando à disposição dos advogados e-mails gratuitos, intimações online gratuitas no site.

Recentemente, a ordem iniciou a instalação de internet nos mais de mil pontos de apoio ao trabalho do advogado, nas Casas do Advogado e fóruns, e publicou em seu site videoaulas sobre atualização da legislação e jurisprudencial do Departamento de Cultura e Eventos. “Estamos revolucionando o acesso, a atualização, a informação e a cultura dos advogados de São Paulo”, destacou o presidente da OAB-SP. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SP.

Revista Consultor Jurídico, 23 de novembro de 2010, 15h56

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/12/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.