Resultado da Ouvidoria

Conselho aprova criação de escola de aperfeiçoamento

Autor

19 de novembro de 2010, 9h27

Em uma iniciativa inédita, Paulo Pimentel, promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, sugeriu a criação de uma Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento do Ministério Público ao Conselho Nacional do Ministério Público. A ideia foi acatada pelo Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público por unanimidade, durante reunião realizada nos últimos dias 11 e 12 de novembro. A moção segue para análise do Conselho Nacional do Ministério Público.

Paulo Pimentel conta que a ideia é criar uma instituição de ensino à semelhança da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, cuja previsão encontra-se no artigo 105, inciso I, da Constituição Federal. Assim como esta é vinculada ao Poder Judiciário, a Enfamp seria vinculada ao Ministério Público.

De acordo com o promotor, a necessidade de criação da instituição surgiu com a avaliação das reclamações encaminhadas à Ouvidoria do MP, “nascida para pensar o Poder Público com outros olhos, sem aquela visão burocrática e inacessível, indo ao encontro do desenvolvimento da democracia participativa”.

A escola ainda não saiu do papel, mas já possui diversas futuras atribuições, como explica Pimentel. “A intenção é uniformizar procedimentos, aperfeiçoar a gestão de recursos humanos e formar servidores, por meio de cursos presenciais ou não”, conta. Com isso, serão abrangidas áreas como inteligência institucional, organizações criminosas, narcotráfico, terrorismo, lavagem de capitais, mediação de conflitos, direitos difusos e processos coletivos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!