Mitos da história

Sacha Calmon lança livro nesta quinta-feira em SP

Autor

25 de março de 2010, 5h12

Divulgação
A HISTÓRIA DA MITOLOGIA JUDAICO-CRISTÃ - Sacha Calmon Navarro Coêlho - Divulgação

O advogado tributarista e ex-juiz federal Sacha Calmon Navarro Coelho lança, nesta quinta-feira (25/3), o livro A história da mitologia judaico-cristã, em São Paulo. O evento, que deve ter a presença dos ministros Celso de Mello e Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, está marcado para às 19h30, em São Paulo.

A obra se aprofunda no tema que há quase 5 mil anos intriga a mente humana: como e por que surgem os mitos que embasam o que se convencionou chamar de “civilização judaico-cristã” ou, simplesmente, “civilização ocidental”. Para responder à dúvida, em quase 600 páginas, Calmon interliga o pensamento de conhecidos estudiosos de Filosofia, História, Psicologia, Religião e Ética, como Pierre Teilhard de Chardin, Hans Kelsen, Israel Finkelstein e Asher Silberman, Sigmund Freud e Herbert Marcuse

De acordo com o autor, a tradição judaico-cristã  Adão viveu há 5.800 anos, mas não existem referências históricas da pré-história bíblica. "Abraão não podia ter camelos — introduzidos na região 900 anos antes de Cristo. Testes de Carbono 14 de ossos de camelos provam a assertiva”, explica Calmon. Segundo o autor, dois autores judeus, Israel Finkelstein e Neil Silberman, alegam que a Torá, livro sagrado dos judeus, foi escrita por Josias em 640 AC e que nunca houve Israel no Egito e nem aconteceu o Êxodo. “E mais: a arqueologia prova que Jericó nunca teve muralhas”, conta.

Com base em Jack Miles, Morgan, Cohn, Paul Jonhson, Karen Armstrong, Ferdinand Lot e Ernest Renan, o livro mostra a total incompatibilidade entre Javé e Jesus. O link foi uma fatalidade histórica porque até 150 DC, todos os discípulos eram judeus. “Sem nada escrito, Jesus foi ligado ao Velho Testamento por dois elos frágeis: as canções do servo de Isaias 2 e as compilações apocalípticas de Daniel, que são desesperadas — ao estilo do judaísmo dos tempos das guerras macabéias”.

“Sempre fui um jurista voltado ao mundo do Direito, que é técnica, ciência e arte de organizar sociedades e planificar comportamentos, premiando os desejáveis e punindo os indesejáveis. Mas, ao mesmo tempo, sempre fui um ávido leitor de livros sobre História, Política, Ética, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Economia e Religião”, conta. Por conta deste interesse, o advogado teve a ideia de organizar um livro movimentando e interligando autores consagrados dessas áreas do conhecimento humano.

O autor
Advogado e professor Sacha Calmon Navarro Coelho é sócio titular do escritório Sacha Calmon, Misabel Derzi Consultores e Advogados. Publicou mais de 50 livros na área de Direito Tributário, especialmente o Curso de Direito Tributário Brasileiro. Destaque entre os maiores advogados tributaristas em atividade no Brasil, Calmon é hoje professor-titular de Direito Financeiro e Tributário da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); antes, foi por 30 anos (1974 a 2004) professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi juiz federal, tendo passado em primeiro lugar entre 1.726 candidatos em 1986.

Serviço:
Lançamento do livro A História da Mitologia Judaico-Cristã
Dia: 25/3, às 19h30
Hora: a partir das 19h30
Local: Rua Bahia, 1.282, Higienópolis, São Paulo.
Preço: R$ 99

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!