Regras para todos

Acrimesp pede fim de revista de advogados em Fórum

Autor

13 de março de 2010, 3h54

A Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo (Acrimesp) enviou um ofício, nessa sexta-feira (12/3), ao presidente do Tribunal de Justiça estadual, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, contra a revista feita na entrada do Fórum Criminal da Barra Funda. O presidente da associação, José Luis de Oliveira, condena a prática que, segundo ele, “constrange” os advogados.

Na revista, todo visitante que for entrar deve mostrar todos os seus pertences para os policias que ficam ao lado de detectores de metal. Após mostrar bolsas, sacolas ou mochilas para o policial, a pessoa passa pelo detector de metais. Se estiver tudo certo, está liberado para entrar.

De acordo com Oliveira, outros estados, como Rio de Janeiro e Santa Catarina, já entenderam que a prática não se aplica aos advogados. “A advocacia sempre foi uma profissão de fé. É o advogado que representa o cidadão perante um juiz”, lembra o presidente da Acrimesp.

Segundo o ofício, a associação concorda com regras de segurança, porém, não aceita o fato de os funcionários do Fórum, juízes e promotores poderem entrar sem ter que passar pela revista.

Ele explica que alguns colegas de classe já passaram por situações constrangedoras. “Ministros e juízes aposentados, que hoje atuam na advocacia, já passaram pela revista na Barra Funda”, diz Oliveira. A associação representa cerca de oitenta e cinco mil advogados criminalistas.

Clique aqui para ler a íntegra do ofício.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!