Consultor Jurídico

Notícias

Nova administração

Grandino Rodas toma posse na reitoria da USP

João Grandino Rodas é o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Ele tomou posse nesta segunda-feira (25/1), em uma cerimônia promovida na Sala São Paulo. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica da USP, sob a regência de Ligia Amadio, fez uma apresentação com a participação da pianista Eudóxia de Barros, do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e do grupo Meninos do Morumbi.

O decreto de nomeação do novo reitor, assinado pelo governador José Serra, foi publicado no dia 13 de novembro, no Diário Oficial. Em 76 anos de existência, que também serão comemorados no dia 25, a USP foi administrada por 23 reitores, dos quais dois dirigiram a Universidade por dois mandatos. O mandato do novo reitor corresponderá à 26ª administração da instituição.

Logo que foi indicado, Grandino Rodas foi saudado pela comunidade jurídica brasileira e internacional. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, destacou na época que o professor “é uma pessoa de alta qualificação acadêmica e de grande capacidade". Grandino, assinalou o ministro, "mostrou sua autoridade política e moral no episódio da invasão da Faculdade do Largo de São Francisco, solucionada rapidamente".

Ainda durante sua campanha para chegar à reitoria da mais importante universidade do país, Grandino Rodas recebeu o apoio público e expresso de três ex-reitores (Guerra Filho, Fava de Moraes e Adolpho Melfi), do ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello; e dos ex-ministros Celso Lafer, Miguel Reale Junior e do ministro aposentado do Superior Tribunal Militar, Flavio Bierrenbach.

João Grandino Rodas é graduado em Pedagogia pela USP (1969), em Direito pela USP (1969) e em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas (1970). É mestre em Diplomacia pela Fletcher School Of Law And Diplomacy (1985), mestre em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1970), mestre em Direito pela Harvard University (1978), doutor em Direito pela USP (1973) e livre-docente pela USP (1976).

Atualmente, é membro do Conselho Diretor da Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil, membro do Tribunal Administrativo do Sistema Econômico Latinoamericano, membro do Tribunal Permanente da Revisão do Mercosul e membro da Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente em Direito Internacional, Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito da Concorrência, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Tratado Internacional e Defesa da Concorrência. Com informações da Assessoria de Imprensa da USP.

Revista Consultor Jurídico, 25 de janeiro de 2010, 18h08

Comentários de leitores

1 comentário

CHATEADO

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Nunca fui aluno da USP, mas lhe tenho, até por razões familiares, um enorme respeito e carinho. Fiquei bastante chateado com os "mestres de cerimônia" contratados e que, segundo consta, deram vexame. A TV Cultura tem gente muito boa e de gabarito. Por que ir buscar em outras plagas ?

Comentários encerrados em 02/02/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.