Consultor Jurídico

Notícias

Missão cumprida

Vantuil Abdala antecipa em dois anos sua aposentadoria

Por 

O decano do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vanduil Abdala, antecipou em dois anos a sua aposentadoria. Agora, ele prefere continuar a luta em outra trincheira: a advocacia. O ministro tomou posse em 1991 e a aposentadoria estava prevista apenas para 2013. “Eu já cumpri o meu ciclo como magistrado, ocupei todos os cargos da corte, e agora irei encarar outros desafios”, disse ele à revista Consultor Jurídico.

Por coincidência, o anúncio vem no mesmo dia em que o seu amigo de Turma, José Simpliciano Fernandes, deixa a Corte. Simpliciano também adiantou a sua aposentadoria — só que em oito anos. Com isso, os ministros deixam a 2ª Turma do TST órfã. Fica apenas o ministro Renato de Lacerda Paiva.

De acordo com informações do Anuário da Justiça 2009, o ministro Vantuil é referência da Turma. Ele fazia parte da Comissão de Jurisprudência, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, do Órgão Especial e do principal colegiado, a Subseção de Dissidios Individuais I. O ministro foi identificado, ainda, como o mais pragmático e de tendência a apoiar a causa do trabalhador. Os advogados que atuam no tribunal atribuíram essa inclinação a uma herança do tempo em que o ministro era advogado trabalhista. Vantuil, contudo, já reafirmou que não cabe fazer Justiça social ou distribuir renda e sim aplicar o Direito.

O ministro, que tem 67 anos, é natural de Muzambinho (MG). É casado e tem dois filhos. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, de 2005 a 2007, presidente do TST de 2004 a 2006 e juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, de 1973 a 1986. Ele se formou em Direito pela UFMG em 1968 e conquistou o título de doutor, na mesma universidade, em 1970.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 20 de janeiro de 2010, 18h42

Comentários de leitores

1 comentário

A advocacia se fortalece!

Alexandre de Almeida Gonçalves (Advogado Autônomo)

Por ser conterrâneo do Dr. Vantuil, sinto um orgulho ainda maior deste homem que se tornou um paradigma de honestidade, hombridade, simplicidade e expertise no meio jurídico.
Em Muzambinho, sempre que vou visitar meus pais, Noel e Elga, e me encontro com outros amigos advogados, o Dr. Vantuil é sempre lembrado como a maior referência quando o assunto é Direito.
Parabéns, Dr. Vantuil! A advocacia tem muito a ganhar com seu retorno à militância.
Forte abraço,
Alexandre de Almeida Gonçalves
alexandre@muzamba.com
OAB/SP 221133

Comentários encerrados em 28/01/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.