Os livros da vida da procuradora Luiza Nagib Eluf
13 de janeiro de 2010, 5h07

Aos 13 anos, Luiza começou a escrever o seu primeiro livro. A história nunca foi publicada, mas a procuradora cuida de revisitá-lo quando possível. “Sempre que posso, dou uma lida nele. É um momento único, pois desde bem jovem eu já refletia muito sobre a vida”, diz Luiza.
A procuradora conta que sua infância foi marcada pelas obras de Monteiro Lobato. Livros de literatura russa infantil também estavam na prateleira de sua casa. “Quando se é pequeno, sempre lemos o que está às mãos. Eu adorava as palavras Ucrânia e Letônia que apareciam nesses livros. A minha imaginação não tinha fim. Tinha até uma história de um menino que viajou o mundo nas costas de um ganso. Um encanto!”, lembra.
Luiza formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1979 e é, desde 1983, integrante do Ministério Público de São Paulo. No final dos anos 80, especializou-se na área criminal. Começou, então, a estudar crimes passionais. A pesquisa deu origem ao livro A Paixão no Banco dos Réus, publicado pela Editora Saraiva em 2002 e já com 30 mil exemplares vendidos. Dona de currículo riquíssimo, a procuradora já foi Secretária Nacional dos Direitos da Cidadania do Ministério da Justiça e subprefeita da Lapa, na capital paulista.
Atualmente, a procuradora está terminando de escrever um livro de contos. Nas horas de lazer, se dedica à leitura do livro Chiquinha Gonzaga. “O que falta para o Brasil é gostar do que se tem aqui. Um país que não se identifica com sua literatura é um pais sem identidade", diz. Ela destaca que valoriza muito os autores nacionais.
Primeiro livro
A coleção de Monteiro Lobato marcou a infância de Luiza. “Aprendemos demais lendo.” São várias obras, segundo ela, capazes de mudar vidas. Ela própria não consegue apontar a que mais gostou.
Literatura e romances

Interesse jurídico
A procuradora gosta de penalistas como José Frederico Marques, Damásio de Jesus, Heleno Fragoso e Celso Delmanto.
Li e recomendo

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!