Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Cadeira 23

Cesar Asfor Rocha toma posse na ABLJ

A Academia Brasileira de Letras Jurídicas recebe, nesta segunda-feira (16/8), um novo integrante. O ministro Cesar Asfor Rocha assume a cadeira 23 e substitui a professora Lúcia Valle de Figueiredo. A cerimônia acontece às 17h, no auditório do Instituto dos Advogados Brasileiros, no centro do Rio de Janeiro.

Cesar Rocha já era membro honorário da Academia, mas só em 6 de julho ele foi eleito pelos membros do colégio acadêmico para ocupar a cadeira, que tem como patrono o comercialista e professor Waldemar Ferreira. Há dois anos, o ministro integra outra academia de letras. Desde agosto de 2008, ele ocupa a cadeira 22 da Academia Cearense de Letras.

O ministro é autor de quatro livros, dentre eles Cartas a um Jovem Juiz – Cada Processo Hospeda uma Vida e A Luta pela Efetividade da Jurisdição. Além disso, é coautor de O Novo Código Civil – Estudo em Homenagem ao Professor Miguel Reale e Comentários à Nova Lei do Mandado de Segurança. Cesar Rocha tem mestrado em Direito Público e especialização em Teoria Geral do Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste ano, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Fortaleza (Unifor), por deliberação unânime do Conselho Universitário.

A Academia Brasileira de Letras Jurídicas data de 1974. Diversos nomes do Direito já passaram pelas suas cadeiras, como Alfredo Buzaid, Limongi França, Orlando Gomes, Nelson Saldanha, Cesarino Junior e Ives Gandra Martins. Com informações da Assessoria de Comunicação do STJ.

Revista Consultor Jurídico, 16 de agosto de 2010, 14h30

Comentários de leitores

2 comentários

SIM!!! UM BOM JUIZ DE CARREIRA...

VITAE-SPECTRUM (Funcionário público)

Sim!!! Um juiz de carreira!!! Um dia desses, à frente do palácio do STJ, uma boa matilha deu uma "carreira" no Ministro e ele até correu bem!!! Um bom juiz de carreira, Arquiteto...

???

JOHN098 (Arquiteto)

É pelo menos juiz de carreira?

Comentários encerrados em 24/08/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.