Entrada livre

OAB-RJ quer fim da revista de advogados no TRF-2

Autor

27 de outubro de 2009, 16h32

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro quer o fim da revista aos advogados no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O presidente da seccional Wadih Damous encaminhou ofício à presidência do TRF-2 com o pedido.

De acordo com o documento, somente os advogados são submetidos a aparelhos de raio-x e à revista corporal, enquanto os demais operadores do Direito, como magistrados, promotores e procuradores, ficam isentos da prática. Entre os argumentos, a OAB-RJ citou o caso do Tribunal de Justiça do Rio, que há dois meses extinguiu a revista em suas dependências. A decisão foi anuncianda pelo presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter, em 18 de agosto. Na cerimônio que marcou o fim da revista aos advogados no Fórum Central, Zveiter afirmou que o advogado é essencial à administração da Justiça e, dessa forma, tem que ser tratado como todos os outros que compõem o Poder Judiciário”, afirmou o presidente.

Na época, o presidente da OAB, Wadih Damous disse que a Ordem não se opõe aos cuidados com a segurança, mas à discriminação da classe. Segundo Damous, a advocacia tem a mesma importância para a administração da Justiça que a magistratura e o Ministério Público. "Os advogados não podem ser tratados como suspeitos. O advogado trabalha no Fórum como qualquer juiz, como qualquer servidor", explicou. "A revista, da forma discriminatória como vinha sendo feita, colocava uma suspeição do advogado perante a opinião pública".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!