Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Apoio internacional

OAB repudia violação de prerrogativas de advogados

Ao participar do Colégio de Advogados de Madri "III Encuentros en Madrid", no Colégio de Advogados da capital espanhola, o secretário-geral adjunto do Conselho Federal, Alberto Zacharias Toron, firmou, em nome da OAB, moção de solidariedade a advogados portugueses e espanhóis.

Segundo Toron, os advogados portugueses estão sendo vítimas de busca e apreensões em seus locais de trabalho. Já os espanhóis tiveram suas conversas gravadas pela Polícia ao falarem com clientes presos.

"Advogados de toda a Europa, África e America Latina assinaram a moção, reafirmando o repúdio à violação do sigilo nas comunicações entre advogados e clientes", afirmou o secretário-geral adjunto da entidade, que também preside a Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB nacional.

Também acompanhou o evento o presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB e membro honorário vitalício da OAB, Roberto Busato. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Revista Consultor Jurídico, 26 de outubro de 2009, 15h56

Comentários de leitores

3 comentários

PARABÉNS a OAB pela INICIATIVA da REPRESENTAÇÃO e doAPOIO

Citoyen (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Colegas.
Por favor, o que é isso?
A oposição a uma adesão desse jaez se qualifica como total e completa alienação das realidades que deveremos começar aefrentar dentro em breve.
Deveríamos todos saber que, no seio da COMUNIDADE EUROPÉIA já estão em vigor as normas que OBRIGAM os PROFISSIONAIS do DIREITO, da CONTABILIDADE e da ADMINISTRAÇÃO, a DENUNCIAREM os SEUS CLIENTES que os PROCURAREM para EXAME e ESTUDO de qualquer forma de EVASÃO. Note que NÃO FALEI de FRAUDE, mas estou falando de EVASÃO TRIBUTÁRIA, como se esse fosse um ato ilícito!
Ora, tanto quanto a CONFISSÃO RELIGIOSA, em que é mister exister TOTAL CONFIDENCIALIDADE entre o RELIGOSO e o CONFESSANTE, é indispensável que as CONVERSAS entre o ADVGADO e seu CLIENTE possam ser resguardadas pela CONFIDENCIALIDADE, pelo SIGILO. Se assim não for, terá acabada a plenitude da DEFESA.
É óbvio que NÃO DISCUTO que há CIDADÃOS INFRATORES de toda natureza. Há os incuráveis, os insanáveis; há os oportunistas; há os acidentais; há os emocionais; há os amantes, mas também os amados.
Mas seus Advogados têm que lá estar, porque a defesa de quaisquer deles tem que ser construída não só pela crueza dos fatos, que são indiscutíveis, mas pela versão, pelo tempero, pelo colorido das emoções, das psiques que fizeram de u´a mão, que acaricia, um instrumento portando uma arma mortal!
Parabéns, pois, à OAB NACIONAL que se fez presente ao eventointernacional e a seu REPRESENTANTE, que, ao firmar a SOLIDARIEDADE a um JUSTO e INDISPENSÁVEL PLETIO,expressou a RELEVÂNCIA QUE A ADVOCACIA BRASILEIRA DÁ AO PLENO EXERCÍCIO do DIREITO de DEFESA.

PRIMEIRO CUIDAR DA SUA CASA!

WLStorer (Advogado Autônomo - Previdenciária)

O certo é primeiro cuidar da sua casa para depois cuidar da casa dos outros. Já ouviram falar de enrrolar o rabo e sentar em cima?

É A VIÚVA?

José R (Advogado Autônomo)

E quem paga as despesas havidas com tão nobre e importante (para a advocacia brasileira)missão?
Não acredito que sejamos nós outros...

Comentários encerrados em 03/11/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.