Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Despedida na advocacia

Morre em MG o advogado e jornalista Osmar Barbosa

Morreu na madrugada desta segunda-feira (22/6), em Belo Horizonte (MG), o advogado e jornalista Osmar Barbosa por problemas cardíacos. Aos 76 anos, Barbosa deixa uma história marcante na trajetória política e jurídica de Minas Gerais. O enterro está marcado para às 16h no cemitério Parque da Colina.

Além de advogado, que hoje mantinha um escritório próprio, Barbosa teve grande atuação política durante a crise política militar no Brasil e atuou na luta pelas Diretas Já. "Ele era amigo e conselheiro de muitas figuras importantes no cenário político de Belo Horizonte, como o também advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto, conhecido por sua luta pelos direitos humanos, e o ex-presidente Tancredo Neves", lembra o colega Aristoteles Atheniense.

Segundo Aristoteles, como jornalista, ele foi um dos respeitados da imprensa mineira e praticamente um porta-voz das Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "Todos os presidentes da Ordem, de 30 anos pra cá, viram sempre nele um colaborador e inspirador. Um homem de uma coragem incontida. A morte dele tem um significado muito grande para toda a comunidade jurídica de Belo Horizonte. Ele fará muita falta", disse.

Osmar Barbosa deixa a mulher, a advogada Mirian Souza Lima, atual presidente de honra da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica.

Revista Consultor Jurídico, 22 de junho de 2009, 12h23

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/06/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.