Volta às origens

Conselho Federal da OAB vai fazer sessão no Rio

Autor

7 de junho de 2009, 19h26

No começo desta semana, o Rio de Janeiro será a sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O Conselho Pleno, composto por 81 conselheiros, estará reunido na segunda e na terça na seccional fluminense. Os conselheiros vão deliberar sobre 47 processos, que tratam de diversos temas. Também será entregue a Medalha Raymundo Faoro ao ex-presidente e atual membro honorário vitalício da entidade, Hermann Assis Baeta, que presidiu o Conselho Federal da OAB de abril de 1985 a março de 1987.

A OAB foi criada em 1930, no começo da Era Vargas. O Rio abrigou o Conselho Federal por 56 anos. Há 23 anos que o órgão foi transferido definitivamente para Brasília. Foi na gestão de Hermann Baeta que ocorreu a mudança de sede do Rio para Brasília, no dia 15 de setembro de 1986.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, afirmou que a principal razão da transferência do Conselho Pleno de Brasília para o Rio será a homenagem ao ex-presidente nacional da OAB, Hermann Assis Baeta, "fato que possibilitará um reencontro com a nossa própria história".

"Um outro aspecto importante de fazermos essa sessão histórica no Rio é que constitui uma forma de voltar para casa, pois a OAB nasceu no Rio de Janeiro, cidade que foi a grande possibilitadora dessa visão mais libertária da OAB", afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!