Estado da Paraíba irá parcelar dívidas de ICMS
4 de junho de 2009, 17h00
Para tentar reduzir a dívida ativa do Estado da Paraíba de quase R$ 3 bilhões referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a Gerência Regional da Secretaria de Estado da Receita lança o Programa de Parcelamento Incentivado. Em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba, o programa dá chances de negociação da dívida.
O governo do Estado estendeu o prazo para que os contribuintes possam colocar em dia seus débitos para até 120 meses. "Assim, os contribuintes podem ficar mais tranquilos para trabalhar, gerar novos empregos e pagar a dívida com desconto nas multas e juros", explica o procurador-geral adjunto Ariano Wanderley.
Conforme as normas do Programa de Parcelamento Incentivado, podem ser refinanciados todos os débitos fiscais relativos ao Imposto de Circulação de Mercadorias (ICM) e ICMS, vencidos até 30 de junho de 2008. O contribuinte que aderir ao Programa, cujo prazo se encerra no dia 31 de julho deste ano, poderá parcelar a dívida entre 60 e 120 meses, com descontos de 65% a 80% nas multas punitivas e de 50% a 60% nos juros de mora. Ainda há possibilidade de pagamento em parcela única, com redução de 95% nas multas e de 80% nos juros.
Para o gerente do Núcleo da Secretaria de Estado da Receita, Francisco Petrnio Rolim, além de evitar as implicações relativas à Dívida Ativa, como o impedimento da venda de imóveis, abertura de empresas ou realização de qualquer tipo de transação que exija certidão negativa, o pagamento do débito envolve uma questão social: o fato de o contribuinte dever para um Estado pobre, que necessita dos recursos produzidos na região, destacou Rolim. Com informações da Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Estado.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!