Consultor Jurídico

Destino político

Joaquim Barbosa será relator de recurso contra Sarney

O ministro Celso de Mello se declarou impedido para julgar o Mandado de Segurança contra arquivamento de processos de José Sarney no Conselho de Ética. O ministro Joaquim Barbosa será o responsável pela análise do pedido. A ação foi apresentada por sete senadores na última quinta-feira (27/8).

A matéria tinha sido distribuída inicialmente ao ministro Celso de Mello, que se declarou impedido alegando foro íntimo. Mello chegou ao Supremo em 1989, indicado justamente por Sarney, quando o senador maranhense ocupava a Presidência da República.

A ação só deve ser analisada por Barbosa na próxima semana, quando o ministro retornará de licença médica. Há um pedido de liminar para que o arquivamento de denúncias sobre Sarney seja levado a votação no plenário do Senado.

Os senadores José Nery (P-SOL-PA), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Praia (PDT-AM), Demóstenes Torres (DEM-GO), Pedro Simon (PMDB-RS) e Kátia Abreu (DEM-TO), que assinaram o mandado, ressaltaram que as acusações contra Sarney eram suficientes para inciar um processo disciplinar. Assinalaram, ainda, que é “forte o dano e irreparável o prejuízo à imagem e prerrogativa dos parlamentares impetrantes, com o perigo do descredenciamento e retirada de legitimidade dos parlamentares frente aos seus eleitores”. Com informações da Agência Brasil.

MS 28.213




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 28 de agosto de 2009, 17h40

Comentários de leitores

2 comentários

mais uma brasa acesa no caminho do "dono" do maranhão

hammer eduardo (Consultor)

Sei não , este Ministro é Pessoa da mais alta dignidade e capacidade apesar dos calhordas de plantão que adoram fazer insinuações sobre sua capacidade devido ao fato de ser um Cidadão Afro-Brasileiro.
As ratazanas emplumadas não gostam dele mas o homem é um primor de retidão , vai dai que o "dono" virtual do segundo mais miseravel estado da federação esta mais uma vez naquela situação conhecida como " - entrar numa banheira cheia de gasolina com um vistoso charuto aceso na boca" , via de regra a chance de haver um KABOOM é enorme , para o bem do Brasil!

Comentários encerrados em 05/09/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.