Manual de instrução

Anuário da Justiça é guia para conhecer Judiciário Paulista

Autor

25 de setembro de 2008, 21h04

O Tribunal de Justiça de São Paulo cresceu tanto recentemente que só tendo um guia para saber quem são os desembargadores da Corte. Esse guia vai ser lançado na próxima segunda-feira. É o Anuário da Justiça Paulista 2008, que dá o desenho de cada Câmara do Tribunal e como esses julgadores costumam ver cada tipo de conflito dentre os mais de 500 mil casos que chegam à segunda instância todo ano.

Produzido pela Editorial ConJur com o apoio da Universidade Paulista — Unip, o Anuário da Justiça Paulista 2008 será lançado em São Paulo, em evento que contará com a presença dos presidentes do STF e do STJ, ministros Gilmar Mendes e César Asfor Rocha. Confirmaram presença também, entre outros, o desembargador Celso Limongi, presidente do TJ-SP em 2007, ano de referência do Anuário; o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli; e o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

Além dos dados biográficos dos desembargadores e juízes de segundo grau, o Anuário faz uma análise das posições jurídicas de cada uma das 73 câmaras de julgamento do Tribunal. É uma ferramenta importante para conhecer a Corte que se caracteriza pelo seu gigantismo.

Somente a Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo é maior do que qualquer tribunal brasileiro. São 215 julgadores (179 desembargadores e 36 juízes de segundo grau), que se dividem em 37 câmaras. Os maiores tribunais do país depois do TJ paulista são os do Rio de Janeiro, com 177 desembargadores, do Rio Grande do Sul (125) e do Paraná, com 120.

O Anuário apresenta também a resenha das decisões mais importantes proferidas pelo tribunal em 2007, outro conjunto de informações valioso para conhecer o modo como os desembargadores e as câmaras se posicionam diante das mais diferentes matérias. A publicação traz, ainda, um ranking dos municípios que produzem mais leis inconstitucionais no estado de São Paulo.

Reportagens especiais contam como trabalham os 1.180 juízes que atendem à população dos 646 municípios paulistas, e também como funcionam a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho no mais rico e mais populoso estado do Brasil.

Serviço

Evento: lançamento do Anuário da Justiça Paulista 2008

Horário: 19h de segunda-feira, 29 de setembro

Local: Salões Bahia e Goiás do Hotel Maksoud Plaza

Endereço: Alameda Campinas, 150, São Paulo, SP

Vendas

O Anuário da Justiça Paulista 2008 estará à venda nas principais bancas do estado a partir da próxima semana. Reservas de exemplares pela internet podem ser feitas na Loja Virtual da ConJur. O preço do exemplar é R$ 35.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!