Encontro de juízes

Congresso do TRT de Campinas discute Direito do Trabalho

Autor

17 de junho de 2008, 0h04

Os juízes trabalhistas se reúnem nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/6) para o 8º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, que acontece em Paulínia (SP). O evento, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), ocorrerá no novo Teatro Municipal de Paulínia. Mais de 1,2 mil pessoas já se inscreveram para participar.

Um dos destaques é a presença do professor Luís Paulo Rosemberg, especialista em Economia e ex-professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Brasília. Ele comentará sobre A Economia Mundial e o Direito do Trabalho.

Entre os conferencistas estão os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Moura França, Barros Levenhagen, Carlos Alberto e Walmir Oliveira. Também participaram os desembargadores Artur Marques da Silva Filho e Walter Piva Rodrigues, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Estão confirmadas ainda as presenças do professor aposentado da USP Amauri Mascaro Nascimento, do desembargador aposentado Antonio Carlos Marcato, do procurador do Trabalho Raimundo Simão de Melo, do juiz do Trabalho Cláudio Armando Couce de Menezes, do procurador aposentado Édis Milaré, além dos juízes Claudio Luiz Bueno de Godoy, Guilherme Guimarães Feliciano e Wolney de Macedo Cordeiro e do professor José Francisco Siqueira Neto, da Universidade Mackenzie.

Ao todo serão cinco painéis, que tratarão sobre o meio ambiente e seus efeitos no Direito do Trabalho, a dinâmica da carga probatória no processo do trabalho, as mini-reformas do Código do Processo Civil na execução trabalhista, os dissídios coletivos e os princípios da proporcionalidade e razoabilidade na Justiça Trabalhista.

O professor José Affonso Dallegrave Neto, da Universidade Federal do Paraná, falará sobre a responsabilidade civil no Direito contemporâneo. O congresso fará ainda uma homenagem ao ministro aposentado do TST Arnaldo Lopes Süssekind, o único signatário vivo da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada em 1943.

Para juiz Luiz Carlos de Araújo, presidente do TRT-15, as novas perspectivas do mundo globalizado, que refletem nas relações econômicas e sociais, exigem um novo olhar sobre as relações trabalhistas.

O Teatro fica na avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1.551, próximo da Prefeitura de Paulínia. Mais informações pelo telefone (19) 3236-2100 ou pelo site do TRT-15.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!