Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Números da produtividade

TJ do Rio julgou um milhão de processos em 2008

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recebeu este ano mais de três milhões de petições. O Protocolo Geral do TJ (Proger) recebe em média 13 mil petições diariamente, sendo que nas segundas-feiras e depois de feriados esse número sobe para mais de 17 mil. Além das petições, cerca de mil iniciais (que dão início aos processos) também são recebidas diariamente pelo Proger.

No período de janeiro a novembro de 2008, a Justiça do estado do Rio de Janeiro julgou 930.556 ações de um total de 1.140.043 distribuídas na primeira instância. Os Juizados Especiais Cíveis (JEC's) e Criminais (Jecrim) respondem pela metade desses novos processos: 562.004 ações foram recebidas e 488.169 sentenças proferidas.

Já a segunda instância julgou mais processos (135.618) do que recebeu (130.865) no mesmo período.

O TJ-RJ possui hoje 81 comarcas, 754 cartórios e conta com 698 juízes, além de 178 desembargadores. No Fórum Central transitam em média 35 mil pessoas por dia, onde estão instalados 27 Juizados Especiais Cíveis, 14 Criminais, e um posto de atendimento.

Revista Consultor Jurídico, 30 de dezembro de 2008, 0h00

Comentários de leitores

4 comentários

QUANTIDADE COM DESAPARECIMENTO DA QUALIDADE É E...

ROCHA (Outro)

QUANTIDADE COM DESAPARECIMENTO DA QUALIDADE É ESFORÇO COMPLETAMENTE DESTITUÍDO DE VALOR. TENHO ENFRENTADO SITUAÇÕES COMO VER CLIENTES MEUS CONSIDERADOS INADIMPLENTES POR NÃO SE DESINCUMBIREM DE PRESTAÇÕES IMPOSSÍVEIS DE SEREM REALIZADAS ( PROVA DE FATO NEGATIVO), EXIGÊNCIA DE UMA INVENTARIANTE- ADVOGADO TER QUE FIRMAR PROCURAÇÃO( COMO INVENTARIANTE) PARA SÍ MESMO COMO ADVOGADO ... ABSURDOS DO JAEZ QUE DEGENERAM A JURISDIÇÃO EM OPRESSÃO.

O TJRJ está de parabéns!!! Apesar de bater todo...

Jesiel Nascimento (Advogado Autônomo - Criminal)

O TJRJ está de parabéns!!! Apesar de bater todos os recordes ainda está fechando diversas varas. Isso é uma revolução mundial. Desculpem a brincadeira. Mas isso parece piada carioca. Sentenças que não resolvem o mérito nem prestam efetiva justiça. Sentenças que não passam de meras cópias sobrescritas (as vezes até com os nomes trocados, como se viu recentemente) e lamentavelmente, sentenças que não se prestam a nada e fazem desacreditar o lema da ESCOLA DA MAGISTRATURA CARIOCA (produção criativa do direito).

Se arquivar processo sem julgamento do merito é...

Luiz P. Carlos (((ô''ô))) (Comerciante)

Se arquivar processo sem julgamento do merito é considerado nesses numaros de produtividade, até que eu acredito. Não tem nada que delegar poderes e ou atribuiçoes a servidores, mediadores e conciliadores. O que tem que ser feito é aumentar o numero de JUIZES concursados. Chega de arrumadinho, quem vai a justiça não quer conciliação nem conselho quer JUSTIÇA !!!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/01/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.