Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Chefe provisório

Pertence é o nome mais cotado para substituir reitor da UnB

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, é o nome mais cotado para substituir provisoriamente a reitoria da Universidade de Brasília. Segundo informação da Folha Online, uma comissão formada por representantes dos professores, servidores, estudantes da UnB analisarão três nomes para ocupar o cargo provisoriamente. Além de Pertence, fazem parte da lista Antonio Ibañes e Décio Garcia Munhoz.

No domingo (13/4), o reitor licenciado Timothy Mulholland renunciou o cargo. Um dia antes, o vice-reitor Edgar Mamiya também pediu o afastamento.

Até as 18h de terça feira (15/4), o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que espera um nome de consenso da comunidade acadêmica para um reitor pro tempore. Seu nome deve ser publicado no Diário Oficial da União já no dia seguinte.

O ocupante da reitoria ficará no cargo por 90 dias, prazo que poderá ser prorrogado por mais 90 dias. Durante esse tempo, ele terá de conduzir as eleições para a escolha do novo reitor.

Segundo Haddad, é importante que o reitor temporário seja alguém que não postule o cargo para conduzir os trabalhos com isenção. Se não houver consenso, o ministro fará a escolha.

A reitoria da UnB foi invadida pelos estudantes no dia 3 de abril. No dia seguinte, a juíza federal substituta Cristiane Pederzolli, da 17ª Vara do Distrito Federal, determinou reintegração de posse do edifício da reitoria.

Os alunos farão assembléia, nesta segunda-feira (14/4), para decidir se a ocupação continua. Além de pedir a queda de Mulholland, eles reivindicam mudanças no estatuto da UnB e no critério de escolha de reitores.

Timothy e Mamiya são acusados de desvio de dinheiro da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para gastos em festas e na reforma do apartamento funcional ocupado por Timothy. Na semana passada, o Ministério Público Federal no Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal entraram na Justiça Federal com uma ação de improbidade administrativa contra Mulholland.

Revista Consultor Jurídico, 14 de abril de 2008, 12h07

Comentários de leitores

3 comentários

E a similar situação denunciada na mídia hoje(1...

Paulo Jorge Andrade Trinchão (Advogado Autônomo)

E a similar situação denunciada na mídia hoje(14/abril/2008) em face da reitoria da nossa badalada USP?

É muito bom para ser verdade.

Armando do Prado (Professor)

É muito bom para ser verdade.

Sem dúvida a UnB precisa de um homem honrado co...

Tálio (Advogado Autônomo)

Sem dúvida a UnB precisa de um homem honrado como o Pertence, porém tenho dúvidas se ele poderia assumir o cargo por ter mais de 70 anos. Grandes professores já saíram da sala de aula da UnB em razão da aposentadoria compulsória.

Comentários encerrados em 22/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.